Guia de Componentes para Monitoramento Veicular de Ônibus, Caminhões e Vans

Entenda quais os equipamentos e hardwares tornam o seu sistema de monitoramento por câmeras completo, efetivo e seguro. Confira!

Guia-de-Componentes-para-Monitoramento-Veicular

O monitoramento embarcado em veículos como ônibus, caminhões e vans escolares, por exemplo, conta com inúmeras possibilidades e é um item que vem sendo considerado como indispensável entre os gestores que precisam ter um controle maior de sua frota, sobretudo em um país como o Brasil, onde os riscos são iminentes e as fraudes que afetam o faturamento das empresas são constantes.

A questão é que, mesmo entendendo a relevância do equipamento, observamos muitos contatos com dúvidas em relação ao que é o DVR Veicular exatamente, quais são seus componentes, bem como quais as diferenças entre os DVRs no mercado. Para explicar melhor ponto a ponto, vamos utilizar como referência o MDVR Veicular Busvision, abordando conceitos importantes que permitirão que você entenda o funcionamento deste tipo de equipamento.

Como funciona o monitoramento embarcado?

Pelo ponto de vista geral, o monitoramento com gravação de imagens é de fácil compreensão. De maneira simplificada, ele é composto por uma ou mais câmeras que são instaladas no veículo, captam as imagens e são conectadas via cabos ao DVR (do inglês Digital Video Recorder), que armazena essas imagens captadas. Mas e como visualizar as imagens gravadas? Por quanto tempo as imagens ficam gravadas? É possível comprar os itens separados? O que é preciso considerar ao escolher um equipamento de monitoramento embarcado? Para compreender as respostas para essas questões, é interessante um detalhamento dos componentes. Acompanhe abaixo:

DVR Veicular

O DVR Veicular é a unidade onde as imagens capturadas pela câmera são efetivamente registradas. No caso do MDVR Busvision, são vários os componentes que formam o equipamento, que pode ser considerado um computador de bordo.

Em geral, os DVRs vendidos no Brasil são importados da China e as empresas que os comercializam não possuem peças para reposição, o que é um problema no caso da necessidade de reparos. A Busvision possui o diferencial de oferecer assistência técnica própria e 1 ano de garantia de fábrica. 

“Ok, e quanto custa?”

Você pode conferir em nosso conteúdo “Afinal, quanto custa um kit de DVR Veicular para frotas de ônibus ou caminhões?“.

Para entender melhor como o MDVR Busvision funciona, confira agora a listagem de componentes:

DVR veicular: Armazenamento Interno

A grande maioria dos equipamentos no mercado trabalha exclusivamente com o armazenamento via pen drive ou cartão de memória. No caso da Busvision, além das mídias removíveis, também é possível utilizar o armazenamento interno, via SSD ou HD. Desta forma, evitam-se problemas comuns, como quando o cartão de memória ou pen drive são corrompidos, danificados ou furtados, além do fato de que é possível armazenar as imagens por muito mais tempo!

Cada câmera gera em média 4GB por dia, portanto, a frequência dependerá do tamanho do espaço disponível para armazenamento.

Em cidades como o Rio de Janeiro, por exemplo, é obrigatório manter o registro das imagens de ônibus de transporte público por um prazo mínimo de 30 dias. O que é uma medida para segurança, conforto dos usuários e operadores de veículos, exige a utilização do armazenamento interno. Entre as duas opções disponíveis, o SSD leva vantagem por ser um dispositivo eletrônico e não sofrer com trepidações pelas más condições nas vias, ao contrário do HD. Para entender melhor qual deles é o ideal para sua frota, confira nosso e-book gratuito:

Entenda a importância da utilização do SSD em DVR embarcado: Saiba as diferenças entre as formas possíveis de armazenamento interno

 

MDVR Sysplanar

É responsável por conectar e interligar todos os componentes do MDVR Busvision.

Pico PSU

É o responsável pela alimentação (energia) das peças internas.

Adaptador RAM

Componente essencial para qualquer computador, possui a função de armazenar temporariamente os dados utilizados pelo sistema.

Vídeo Planar

Faz a ligação das câmeras com o equipamento, realizando o processamento das imagens.

Riser card

Faz a ligação entre a MDVR Sysplanar e a Vídeo Planar.

Watchdog

Funcionando como um vigilante do sistema, o dispositivo denominado “Watchdog” faz uma avaliação do MDVR a cada 30 segundos. Caso detecte qualquer interrupção na comunicação o equipamento é reiniciado, evitando que registros de imagens deixem de ser realizados. Esse diferencial auxilia as empresas de forma efetiva, uma vez que muitos clientes só se dão conta de que o DVR havia parado de gravar após alguma ocorrência em que seria necessário avaliar o registro.

Cooler

Responsável pelo resfriamento do equipamento, evitando o super aquecimento. Também é um diferencial Busvision, já que a maioria dos equipamentos no mercado possui apenas aberturas (frisos) para circulação de ar, que nem sempre são suficientes para enfrentar altas temperaturas no ambiente, por exemplo.

LEDs

São as luzes indicativas de funcionamento. A luz verde indica que o equipamento está ligado; a luz vermelha indica o funcionamento do armazenamento interno.

Botão “Reset”

Responsável por reiniciar o equipamento.

Trilhos de instalação

Os trilhos de instalação utilizados pelo Busvision são necessários para facilitar a instalação e a remoção do DVR em casos de necessidade.

Câmeras veiculares

A Busvision possui diversos modelos de câmeras analógicas para comercialização em conjunto com o kit MDVR, como câmeras pin hole (que são praticamente ocultas) ou de visualização noturna, por exemplo. Caso o cliente já possua câmeras compatíveis com o equipamento, poderá utilizá-las sem problemas.

Cabos

São responsáveis por toda a ligação elétrica e de conexão de imagens. Se o cliente optar por comprar os cabos conectores no kit MDVR Busvision, os mesmos já são comercializados nos tamanhos corretos para instalação.

EXTRAS

Busvision Lite

Software de visualização das imagens que é disponibilizado gratuitamente para os clientes Busvision.

Software de gestão de imagens

Um software completo que permite a organização e o controle de todo o fluxo de trabalho, desde o acompanhamento de processos, ocorrências, relatórios e banco de dados. Possibilita níveis de acesso às informações com restrição por usuário e integração com sistemas administrativos.

Software de entretenimento

A partir de um sinal Wi-Fi gerado pelo equipamento e que fica disponível no interior do veículo, os passageiros podem acessar um conjunto de arquivos de entretenimento utilizando tablets e smartphones, como músicas, filmes, vídeos institucionais e informativos, entre outros.

Considerando que um sistema de monitoramento de imagens completo como o DVR Busvision cumpre com excelência todas as funções para as quais foi projetado – capturar, armazenar e exibir as imagens, bem como permitir reparos em seus componentes, caso necessário – e que o equipamento conta com uma série de itens de segurança que garantem a integridade do próprio sistema e das imagens por ele geradas, pode-se dizer que o produto é perfeito para auxiliar os gestores que precisam controlar suas frotas de maneira efetiva.

Se você deseja mais informações sobre o DVR Busvision, entre em contato com a gente! Teremos prazer em ajudar.

ebook-como-monitorar-sua-equipe-de-motoristas-e-cobradores-com-câmeras-embarcadas

4 comentários em “Guia de Componentes para Monitoramento Veicular de Ônibus, Caminhões e Vans”

  1. Pingback: Um panorama do TI nas empresas de transportes - Busvision

  2. Pingback: Como a sua empresa de ônibus pode ter menos dor de cabeça com indenizações? - Busvision

    1. Olá Leonardo, tudo bem?
      Nossos consultores vão entrar em contato com você.
      Abs
      Equipe Busvision

Comentários encerrados.

Rolar para cima