DVR Veicular: Como Prevenir Gastos na sua Gestão de Frotas com eles

como-prevenir-gastos-na-sua-gestão-de-frotas-com-DVR-Veicular

Até poucos anos atrás, as transportadoras não tinham a necessidade de medir os custos de suas operações e monitorar a eficiência da gestão de frotas, pois a grande maioria atuava em ambientes pouco competitivos. Atualmente, no entanto, o mercado para as companhias de transporte tornou-se tão desafiador quanto o das empresas manufatureiras.

Diante desse cenário, os gestores de frota precisaram aperfeiçoar a eficiência das atividades do negócio, bem como minimizar os prejuízos gerados por indenizações por acidentes, esquemas fraudulentos de motoristas e roubos de cargas.

Todos estes problemas típico da gestão de frotas podem ser evitados ou minimizados, desde que haja o planejamento eficaz que inclua o uso correto de câmeras de monitoramento e DVR veicular em caminhões.

A seguir, veja como prevenir os gastos na gestão de frotas e garantir a lucratividade do seu negócio.

4 dicas para prevenir gastos na Gestão de Frotas

1) Monitore a rota dos caminhões de sua frota com DVR Veicular

Os desvios de rota são muito comuns no dia-a-dia dos motoristas de caminhão. Entre os principais motivos, podemos citar a busca por um posto de combustível, uma obra na estrada ou até mesmo um acidente que ocorreu em uma determinada rodovia. Nestes casos, é necessário alterar a rota inicialmente planejada, o que afetará o tempo previsto para a entrega. Contudo, às vezes, um desvio pode indicar também um indício de roubo de carga, ou a entrada em uma estrada errada por descuido do condutor.

Por isso, é importante que a empresa fique no controle da situação e monitore em tempo real a sua frota, tomando as devidas providências no momento em que for constatada a ocorrência. Dessa forma, será possível monitorar de maneira eficaz o andamento das entregas, os imprevistos ocorridos em sua trajetória e o recebimento da carga no seu destino final.

A tecnologia do DVR Veicular da Busvision, por exemplo, permite o acesso em tempo real das imagens, bem como o descarregamento automático das mesmas. Para saber mais a respeito, baixe nosso ebook gratuito clicando na imagem abaixo:

DVR Veicular Acesso em Tempo Real 3G x Descarregamento Automático de Imagens

2) Previna possíveis esquemas fraudulentos com câmeras de monitoramento

Algo tão comum quanto o roubo de cargas são os esquemas fraudulentos, que estão presentes cada vez mais nas transportadoras. Ao perceberem um terrível rombo em suas finanças, muitos gestores desconfiam que estes esquemas possam estar ocorrendo, mas não têm como provar isso. O caso mais corriqueiro envolve o roubo de combustível, onde o colaborador utiliza o insumo em seu próprio benefício ou o vende para terceiros, embolsando o dinheiro em espécie, além de falsificar as notas fiscais emitidas pelos postos. Mas com as imagens captadas por câmeras de alta resolução e gravadas pelo DVR Veicular, os mesmos podem identificar estas ações e punir os motoristas infratores.

3) Realize a manutenção preventiva do seu DVR Veicular

Este é um dos principais problemas enfrentados pelos gestores, que gera gastos enormes em sua gestão de frota. Geralmente, as transportadoras contratam técnicos de empresas terceirizadas para realizar a manutenção preventiva de seus equipamentos. No entanto, na prática, eles verificam apenas o funcionamento dos validadores dos caminhões, não observando os possíveis danos causados na câmera veicular. Caso haja algum acidente de trânsito ou desvios internos, os equipamentos não gravarão as ações, em virtude de defeitos.

É importante salientar que, durante os 12 meses iniciais de uso, a manutenção deve ser feita sem abrir o equipamento para preservar a garantia. Durante este tempo, você poderá verificar se as câmeras estão bem posicionadas, manter o dome/lente limpo, verificar se a ventilação do equipamento está desobstruída, verificar os conectores e instalações elétricas, dentre outras pequenas ações que podem ajudar a manutenção preventiva do seu equipamento.

Depois do período de garantia, você poderá abrir o equipamento e verificar as entradas de rede, entradas USB, realizar a limpeza dos componentes, entre outras.

4) Processos Judiciais: evite perdas com indenizações

Esta, sem dúvida, pode representar uma grande parcela do faturamento da transportadora, em razão dos inúmeros acidentes envolvendo caminhões. E sem provas que demonstrem a situação do motorista e a real velocidade do veículo momentos antes do ocorrido, ela certamente será derrotada na justiça, devido a falsos testemunhos de vítimas e condutores envolvidos.

Com as imagens gravadas pelo DVR veicular, fica mais fácil comprovar que em alguns casos a culpa da ocorrência não foi da empresa, o que evita perdas de recursos financeiros causados por indenizações. Mas com as imagens gravadas pelo DVR veicular, as chances da empresa ganhar a causa são muito maiores, o que evita as perdas de recursos financeiros causados por indenizações.

O que você faz para cortar gastos na sua gestão de frota e garantir a lucratividade do seu negócio? Conte para a gente nos comentários!

tudo-o-que-você-precisa-saber-sobre-DVR-veicular-para-frotas-de-caminhões

5 comentários em “DVR Veicular: Como Prevenir Gastos na sua Gestão de Frotas com eles”

  1. Pingback: 5 Dicas para Transformar sua Gestão de Frotas - Busvision

  2. Pingback: Retorno sobre o Investimento (ROI) da Frota de Caminhões

  3. Pingback: 5 Ideias para Cortar Gastos com Frota de Caminhões

  4. Pingback: Controle de Frota de caminhões: não deixe passar esses 6 pontos!

Comentários encerrados.

Rolar para cima