5 Ideias para Cortar Gastos com a Gestão de Frotas

5 ideias para cortar gastos com a gestão de frotas
5 ideias para cortar gastos com a gestão de frotas

 

Qualquer aspecto na gestão de frota de caminhões — quando não é bem planejado — pode acabar fazendo com que os custos operacionais subam consideravelmente. Em mercados cada vez mais competitivos como o de transportes, operar com custos altos pode tornar o negócio absolutamente inviável e, por isso, cortar gastos se torna tão importante, especialmente no atual momento econômico do país.

Pensando em como podemos ajudar o gestor a superar estes desafios, sugerimos algumas ideias para cortar gastos no gerenciamento de frotas de caminhões. Quer saber um pouco mais sobre esse assunto? Então confira agora mesmo:

Antes de cortar gastos, controle seus custos

Para compreender os custos e criar estratégias de corte de gastos, primeiro é fundamental compreendê-los e monitorá-los. Portanto, os gestores devem fazer o acompanhamento de todos os gastos que envolvem sua gestão — isso inclui monitorar custos por viagem, por motorista, com manutenções e trocas de peças, de abastecimento, entre outros. Assim, o gestor passa a ter informações suficientes para compreender melhor suas operações e desenvolve uma base mais sólida para o processo de tomada de decisão para reduções. 

Confira nosso artigo Como Prevenir Gastos na sua Gestão de Frotas com DVR Veicular.

Cortar gastos deve ser algo planejado e avaliado cuidadosamente — uma vez que determinados cortes podem acabar representando custos mais elevados posteriormente — como é o caso de quando os gestores abrem mão das manutenções periódicas e precisam gastar mais no conserto dos veículos, por exemplo.

Programar a manutenção preventiva da frota

Uma forma simples de cortar gastos desnecessários, constantemente negligenciada, é o corte de gastos pela PREVENÇÃO. Conforme comentado no item acima, o gestor também deve estar atento à manutenção preventiva de caminhões da frota, que ajuda a identificar possíveis problemas nos veículos e a evitar que os prejuízos possam se tornar ainda maiores, como, por exemplo, mencionamos no artigo sobre Gestão de Pneus.

Infelizmente, muitos gestores ainda consideram essa rotina como um ônus e costumam “deixar para depois”. No entanto, se levarmos em consideração os custos com manutenção X os custos com veículos ociosos aguardando conserto, essa operação acaba sendo importante para evitar prejuízos.

Não negligenciar o planejamento de rotas

Quando as rotas são planejadas adequadamente, é possível identificar quais são os melhores percursos, otimizando o gasto de combustível e tempo de transporte, otimizando os custos operacionais e tornando possível cortar gastos extras. Muito mais do que uma simples decisão, o planejamento de rotas pode aprimorar o serviço da transportadora prevenir custos.

Confira também nosso artigo com dicas para o planejamento de rotas para sua frota.

 

Melhorar os sistemas de acompanhamento dos motoristas

Um sistema de câmeras de monitoramento que auxilia no monitoramento dos motoristas ajuda os gestores a manter o fluxo de informações constante. Essas informações podem ser utilizadas tanto para acompanhamento da rota, quanto para reportar aos clientes qual é a situação atualizada do transporte de suas cargas. Além disso, sistemas de monitoramento por câmeras que possibilitem a transmissão em tempo real oferecem ainda mais benefícios, como a chance de oferecer suporte operacional e logístico para os motoristas.

Treinar dos motoristas

Existem diversas medidas que contribuem para a redução de custos na gestão de frotas — como por exemplo, a calibragem dos pneus, a direção adequada, entre outras. Porém, para que a redução seja efetivamente alcançada, é necessário treinar e conscientizar os motoristas a respeito das práticas corretas. A importância de seguir o planejamento de rotas também deve ser destacada. Estas e outras dicas você pode encontrar no nosso ebook Capacitação e Treinamento de Motoristas e Colaboradores.

 

Gostou das dicas? Então não deixe de baixar o nosso ebook Manual Completo do Gestor de Frotas para ficar por dentro de outras práticas que otimizarão os processos operacionais. Confira!

Diminuindo-crises-e-vendendo-mais-Manual-completo-do-gestor-de-frotas

Gostaria de ler mais conteúdos para otimizar sua gestão de frotas? Assine nossa newsletter e fique por dentro de mais dicas como essas!

3 comentários em “5 Ideias para Cortar Gastos com a Gestão de Frotas”

  1. Pingback: 4 Gastos com Frotas de Ônibus que Você não Percebe

  2. Pingback: 8 Dicas para economizar combustível em frota de caminhões!

  3. Pingback: Lista: Não deixe passar esses pontos na sua Gestão de Frotas

Comentários encerrados.

Rolar para cima