8 Dicas rápidas para economizar combustível em caminhões

8 dicas rápidas para economizar no consumo de combustível em caminhões

8 dicas rápidas para economizar no consumo de combustível em caminhões

 

Nos tempos em que a economia não apresenta sinais de melhora, é fundamental que os gestores analisem suas operações e busquem alternativas cada vez mais eficientes, que contribuam para a redução de custos de modo que as empresas consigam se manter competitivas no mercado de transportes.

Uma das formas de reduzir custos é através da adoção de medidas que auxiliem na economia de combustível. Continue acompanhando este artigo para conhecer algumas das melhores práticas para economizar combustível em sua frota! Confira:

1. Calibre os pneus

Já falamos a respeito desta questão em outros artigos, mas sempre vale reforçar. Rodar com os pneus em calibragem inadequada pode afetar o desempenho do veículo e fazer com que o motor tenha de trabalhar mais, aumentando o consumo de combustível. Assim, cuide para que na manutenção dos veículos este item seja devidamente atendido.

2. Não exceda a carga do veículo

Além de ser uma prática ilegal e altamente perigosa, o excesso de peso nos veículos também exige que o motor trabalhe mais, aumentando consequentemente o gasto com combustível.

Confira outras dicas para deixar sua frota de caminhões mais segura.

3. Não dirija em ponto morto

Apesar de alguns motoristas acreditarem que essa prática ajuda a economizar combustível, dirigir em ponto morto pode causar justamente o oposto: aumentando o consumo. Desta forma, durante a capacitação dos seus motoristas e colaboradores, não deixe de ressaltar este ponto.

4. Realize a troca de marcha corretamente

Trocar de marcha no momento ideal ajuda a evitar acelerações desnecessárias ou a perda de velocidade. Importante ressaltar também que, muito além de tratar apenas da mera manutenção dos veículos da frota de caminhões, esta é uma questão de segurança imprescindível para a sua equipe. Veja também outras 5 dicas para evitar acidentes.

5. Realize manutenções periódicas

As manutenções periódicas ajudam a encontrar determinados problemas antecipadamente para que seja possível realizar o conserto antes que eles se desenvolvam e acarretem em maiores prejuízos. Isso acontece porque algumas peças — como o filtro de ar e o filtro de combustível — contribuem para o aumento do consumo de combustível quando não estão funcionando adequadamente.

6. Mantenha uma rede de postos confiáveis para abastecimento

Infelizmente, os gestores de frotas estão acostumados a lidarem com combustíveis de má qualidade, fornecedores duvidosos, entre outros fatores recorrentes. Portanto, é importante desenvolver contatos estratégicos e criar uma verdadeira rede de postos confiáveis e parceiros, de forma a saber a procedência do combustível e ter a confiança em sua qualidade.

Confira outras dicas valiosas no ebook Principais Fatores para a Redução de Custos:

Economia em Frotas: Redução de Custos

7. Planeje as rotas

O planejamento das rotas ajuda a traçar caminhos otimizados, levando em consideração, claro, os aspectos mais evidentes, como as condições das vias, o trânsito local e até mesmo restrições de veículos.

Não deixe de ver o nosso artigo tratando especialmente do Planejamento de Rotas.

8. Conscientize e monitore a equipe

Nenhuma dessas dicas será útil se os motoristas não forem treinados e conscientizados a respeito dos cuidados com o veículo e da direção adequada. Portanto, realize treinamentos para repassar essas boas práticas, ressaltando sua importância.

Além disso, é essencial estar atento a tudo o que ocorre na operação. Por isso, é muito importante que a empresa invista em um sistema de monitoramento embarcado, utilizando um DVR veicular de qualidade. Desta forma, os gestores serão capazes de acompanhar todas as ocorrências e fazer uma análise comportamental dos motoristas.

Se você quiser saber mais sobre soluções em DVR veicular, baixe nosso ebook exclusivo sobre o assunto:

Capacitação e treinamento de motoristas e colaboradores: custo ou investimento

 

Para conseguir economizar combustível é essencial mudar algumas rotinas, fazer um planejamento e segui-lo. Entretanto, também é primordial que essa ideia seja transmitida à equipe e que a economia faça parte do dia a dia de toda a empresa.

Para saber mais sobre Gestão de Combustível, baixe nosso ebook:

Gestão de Combustível

 

Confira também:

5 ideias para cortar gastos da sua Gestão de Frotas

4 Motivos para Monitorar sua Frota de Caminhões com Câmeras

Como prevenir gastos na sua gestão de frotas com DVR Veicular

 

 

Este artigo foi útil para sua estratégia? Assine nossa newsletter para receber mais dicas como essas!

2 respostas

  1. Resposta
    Saulo
    maio 25, 2018 - 01:49 PM

    Adorei as dicas, parabéns pelo blog.

    • Telefone: (11) 2082-4444
    • Resposta
      Busvision
      maio 29, 2018 - 07:52 PM

      Obrigada Saulo
      Estamos prontos a ajudar.
      Qualquer dúvida ligue pra gente.
      Tel 021 3083-1937
      Att
      Equipe Busvision/Roadvision

    Envie um comentário