Frota de caminhões: 5 dicas para evitar acidentes
Frota de caminhões: 5 dicas para evitar acidentes

 

Adotar medidas que contribuam para a redução de acidentes nas estradas é fundamental, tanto por questões de segurança, quanto para evitar custos extras com a frota de caminhões, como avarias nos caminhões, processos judiciais, etc. No artigo de hoje, vamos oferecer algumas dicas que podem contribuir enormemente para a evitar acidentes. Confira:

 

Manutenção dos veículos em dia

Parece um tanto óbvio citar que a manutenção da frota de caminhões ajuda a identificar previamente a necessidade da troca de peças e acessórios — que poderiam virar um problema futuro e provocar algum acidente. Porém, nem todas as empresas possuem uma rotina de manutenção bem organizada e acabam se preocupando apenas com consertos e reparos. Com a preocupação com a conservação dos veículos, peças com defeito e/ou mau funcionamento podem ser identificadas antes mesmo de apresentarem algum risco para os motoristas nas estradas, evitando danos e custos muito maiores.

 

Planejamento das rotas

Além da manutenção de frotas de caminhões, o planejamento de rotas pode ajudar a avaliar o percurso ideal para cada viagem — levando em consideração questões como a restrição de circulação em determinados locais, as condições das vias, os postos de parada, a necessidade de um socorro, etc. Para a devida execução do planejamento, o motorista pode contar com a ajuda de um aparelho GPS que, se integrado a um software de monitoramento, auxiliará ao gestor no acompanhamento da frota.

 

Sistema de monitoramento embarcado

Um eficaz sistema de monitoramento embarcado — com câmeras, DVR Veicular, software de gestão e transmissão em tempo real 3G/4G, por exemplo —, ajuda a analisar o comportamento do motorista e oferecer suporte, permitindo até mesmo a identificar as causas de acidentes, no caso da instalação de câmeras externas.

Essas informações permitem que o treinamento dos motoristas seja mais direcionando, além de auxiliar na criação de ações que ajudam a evitar os acidentes com caminhões que ocorreram anteriormente.

 

Melhoria das condições operacionais

Infelizmente, muitos motoristas trabalham com prazos apertados — o que acaba fazendo com que, muitas vezes, eles abram mão do próprio descanso para continuar seguindo a rota e chegar ao destino dentro do prazo acordado. Isso representa um risco operacional grande, uma vez que esses motoristas guiam os caminhões — frequentemente — cansados e com sono. Essa acaba sendo uma das maiores causas de acidentes neste setor.

Portanto, é importante tentar negociar prazos mais flexíveis e orientar os motoristas a respeito de locais adequados para o descanso. A nova Lei dos Caminhoneiros, inclusive, trata longamente sobre o tema, trazendo novas normas rígidas sobre o assunto.

 

 

Treinamento dos motoristas

Além de orientar os motoristas a respeito do tempo e locais adequados para o descanso durante sua jornada, um fator crucial para a prevenção de acidentes é a conscientização dos mesmos a respeito de uma direção segura.: respeitando os limites de velocidade da via, utilizando cintos de segurança, mantendo a distância de outros veículos e também sobre o peso adequado da carga — de acordo com a capacidade de cada veículo.  Confira também o nosso ebook Capacitação e Treinamento de Motoristas e Colaboradores.

 

Gostou das dicas? Então não deixe de baixar o nosso ebook Manual Completo do Gestor de Frotas para ficar por dentro de outras práticas que otimizarão os seus processos operacionais. Confira!

CTA-Diminuindo-crises-e-vendendo-mais-Manual-completo-do-gestor-de-frotas

O que achou desse artigo? Quer contribuir com mais alguma dica importante? Deixe suas opiniões nos comentários e compartilhe suas experiências conosco!

Rolar para cima