4 Dicas de Manutenção de Veículos para sua Frota de Ônibus

4-dicas-de-manutencao-de-veiculos-para-sua-frota-de-onibus

A manutenção de veículos é o primeiro passo a ser tomado pelos gestores para evitar a ocorrência de prejuízos e acidentes. Mais do que um mero cuidado com a frota, é uma medida estratégica, já que, com a manutenção preventiva dos veículos, é possível identificar de antemão quais os prováveis problemas que podem se tornar um grande transtorno no futuro.

No post de hoje vamos sugerir 4 dicas de como manter a manutenção de ônibus em dia, evitar esses riscos e custos adicionais (além de fazer a sua empresa economizar). Confira:

 

1) Manutenção de Veículos não é despesa, é investimento!

Em primeiro lugar, os gestores precisam ter em mente que realizar manutenções periódicas não é sinônimo de “despesas desnecessárias”. Por mais que existam custos envolvidos, essas manutenções garantem que os veículos possuem condições de rodar normalmente, sem oferecer riscos de problemas mecânicos ou até de causar acidentes.

O problema está justamente quando não é feito o investimento de manutenção periódica da frota. Os custos com acidentes e problemas mecânicos graves são prejuízos consideráveis, uma vez que poderiam ter sido evitados.

 

2) Invista em mão de obra qualificada

Outro ponto importante para a manutenção de ônibus é poder contar com profissionais qualificados e capacitados. Isso porque a manutenção de veículos envolve certas particularidades que um profissional que não possui a devida qualificação pode não conseguir enxergar.

Além disso, é importante também contar com motoristas qualificados, que saibam da importância de cuidar bem dos veículos e evitar condutas que possam ocasionar problemas mecânicos ou a troca precoce de certas peças ou acessórios.

Se quiser saber mais como transformar a sua gestão de frotas investindo na Capacitação e Treinamento de Motoristas e Cobradores, confira nosso ebook gratuito sobre o tema!

 

3) Treine a equipe de manutenção

Monitorar e acompanhar de perto a sua equipe de manutenção é imprescindível para o bom trabalho e prevenção de gastos para a empresa. Mesmo que você conte com uma equipe qualificada, é sempre importante manter essa equipe treinada e atualizada com relação à manutenção da frota de ônibus.

Um check-list de manutenção pode auxiliar consideravelmente o trabalho do seu time de mecânicos. Ele ajuda a entender melhor o que deve ser feito para checar a qualidade do veículo antes de sua jornada, além de verificar qual é o momento certo para realizar consertos e reposições. Pode-se incluir no check-list questões como calibragem dos pneus, verificação de óleo, freios, entre outros questitos.

 

4) Comprar peças apenas quando precisar X Manter um estoque

O gestor deverá considerar qual o melhor formato para aquisição de peças: se comprar apenas quando necessário, ou adquirir e manter um estoque.

No caso de manter um estoque de peças, é possível negociar descontos por volume com o fornecedor, além de ter essas peças disponíveis imediatamente, tão logo que for necessário realizar alguma troca —  o que diminui o tempo de ociosidade do veículo em manutenção.

Já a compra das peças apenas quando é necessário, não existe o custo de manter o estoque e nem o trabalho de avaliar quando é necessário fazer a reposição, porém o veículo precisa ficar indisponível até que a peça seja recebida para a manutenção.

Cabe ao gestor avaliar qual medida melhor se adequa à sua rotina de operação e aplicá-la. Isso vai depender também da disponibilidade que a empresa possui para gastar com estoque ou para permitir que os veículos fiquem ociosos durante o período de manutenção.

Com essas dicas, é possível fazer um controle maior da manutenção dos veículos e evitar custos desnecessários com a reposição das peças e o conserto dos ônibus. Além de manter os veículos seguros para as viagens. Como dissemos anteriormente, a manutenção preventiva pode ajudar a detectar possíveis falhas que se tornariam problemas futuramente. Portanto, o ideal é que elas sejam realizadas periodicamente, a fim de evitar custos imprevistos.

Baixe nosso novo ebook, Guia do Gestor de Operações, e descubra outras dicas valiosíssimas que vão garantir sucesso nas gestão da sua empresa. Confira:

CTA-guia-do-gestor-de-operacoes

Como é feita a manutenção de veículos em sua empresa? Compartilhe suas experiências conosco e participe da conversa!

11 respostas

  1. Resposta
    José Roberto Manoel Das Neves
    mar 15, 2017 - 12:29 AM

    Ótimo assunto ! sera de muita importância para meus conhecimentos

    • Telefone: 24993016153
    • Resposta
      Busvision
      mar 15, 2017 - 12:23 PM

      Olá, José. Como vai? Ficamos muito felizes em saber que nosso post agregou valor para você. Abçs, Equipe Roadvision/Busvision

    • Resposta
      cicero
      mar 25, 2017 - 01:34 AM

      gestão de frotas de onibus urbanos manuteçao mecanica

      • Telefone: 34 998917876
    • Resposta
      cicero
      mar 25, 2017 - 01:36 AM

      gestao de frotas de onibus urbanos manutençao mecanica

      • Telefone: 34998917876
    • Resposta
      Tadeu W. Junior
      ago 16, 2017 - 08:13 PM

      Muito bom

      • Telefone: 1141913005
      • Resposta
        Busvision
        ago 31, 2017 - 04:47 PM

        Olá, Tadeu. Como vai? Continue acompanhando nossos blog, tem muito post bacana! Abçs, Equipe Roadvision/Busvision.

      • Resposta
        elson de oliveira silva
        maio 28, 2018 - 10:55 AM

        Eu gostei muito e pretendo me aprofundar e conhecer mais os procedimentos já que estou prestes a fazer o curso obrigado

        • Telefone: 21 980095022 990753084
        • Resposta
          Busvision
          maio 29, 2018 - 08:01 PM

          Boa tarde Elson
          Agradecemos seu contato
          Estamos à disposição
          Entre no nosso site para conhecer nossos produtos e quem sabe possamos ter você como nosso parceiro.
          Att
          Equipe Busvision/Roadvision

        • Resposta
          Antonio Donizete de Souza
          jun 30, 2019 - 06:47 PM

          gostaria de receber novidades do setor de manutençao de onibus urbanos

          • Telefone: (43) 99638-4618
        • Resposta
          Toyaleixoaleixo
          jul 21, 2019 - 08:04 PM

          gostei e espero que continue a publicar mais imformações sobre gestao de manutenção de transporte colectivos.

          • Telefone: 926210976

        Trackbacks/Pingbacks

        1. 8 Dicas para economizar combustível em frota de caminhões!

        Envie um comentário