Gestão de pneus da frota: por que é tão essencial
Gestão de pneus da frota: por que é tão essencial

Os gastos com pneus de uma frota estão entre os mais elevados — representando, segundo a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (Abepro),  cerca de 18,68% do custo operacional e ficando atrás apenas do custo com combustível de manutenções no veículo. Por isso, é importante que o gestor esteja atento a esses gastos e busque ações que contribuam para aumentar a vida útil do pneu. Software para controle de frota pode elucidar o porquê dos grandes desgastes nos pneus dos caminhões

No artigo de hoje, vamos oferecer algumas dicas que podem contribuir para aumentar a durabilidade e reduzir os custos no que se refere à gestão de pneus. Confira agora:

Faça um controle rigoroso

O primeiro e mais importante passo é controlar imediatamente os custos mensais que sua empresa possui com a gestão de pneus, se ainda não o fazem. Muitos gestores fazem uma análise macro — considerando apenas os custos de abastecimento e de manutenções, que incluem a troca de pneus.

Se o controle é minucioso, é possível entender e fazer uma gestão mais eficiente, tornando decisões mais assertivas. Faça controle de marca, tipo, períodos e custos de compras, por veículo e por motorista da frota.

Você já pensou em usar um software de controle de frota?

Fique atento à calibragem

A calibragem incorreta pode diminuir a vida útil dos pneus, aumentando o contato com o asfalto ou causando deformidades. Além disso, a calibragem inadequada pode provocar o aumento dos custos com combustível.

O alinhamento e o balanceamento incorretos também influenciam diretamente na duração dos pneus e no consumo de combustível — o que pode elevar ainda mais o valor dos gastos gerais com a frota.

Saiba como economizar no consumo de combustível agora mesmo!

Treine seu pessoal

A gestão de pneus da frota também está ligada a fatores internos — não somente à manutenção e cuidados corretos com o veículo. Explique para os motoristas a importância desses cuidados — orientar a respeito de questões como calibragem, frenagem e até mesmo sobre as condições das vias é uma forma de conscientizar os motoristas sobre como os custos podem ser controlados.

Considere a reforma dos pneus

Na grande maioria dos casos, é possível reformar os pneus e continuar os utilizando por algum período de tempo. Isso ajuda a prolongar a vida útil dos mesmos e a adiar os custos com a compra de novos pneus — em um ano a economia pode ser considerável.

Mas lembre-se de contar com um serviço de qualidade e confiável — uma vez que a qualidade dos pneus influencia na segurança do motorista.

Afinal, por que a gestão de pneus da frota é tão importante?

Uma boa gestão de pneus da frota ajuda a compreender melhor a origem dos maiores gastos e procurar alternativas que contribuam para reduzí-los. Além disso, ela está diretamente ligada à segurança nas estradas — veículos que circulam com pneus que já deveriam ter sido trocados, aumentam consideravelmente o risco de acidentes. Software para controle de frota pode ajudar o gestor no ato de controlar.

Como é possível observar, a gestão de pneus da frota tem uma importância considerável na gestão de uma forma geral. Apesar de muitos considerarem que o controle amplo da frota é mais prático e de fácil gestão, detalhar alguns aspectos à parte pode ser um fator diferencial na hora de conseguir economia para o setor.

CTA-Diminuindo-crises-e-vendendo-mais-Manual-completo-do-gestor-de-frotas

Como sua empresa realiza a gestão de pneus da frota? Ela é controlada juntamente com a manutenção ou é feita separadamente? Compartilhe conosco suas experiências!

10 comentários em “Gestão de Pneus da Frota: Por Que é Tão Essencial”

  1. Pingback: 5 Ideias para Cortar Gastos com Frota de Caminhões

  2. Ola
    Boa noite
    Gostaria, se possivel, receber mais informações quanto à gestão de Pneus de Frota.
    Muito Bom conteúdo!
    Parabéns pelo espaço!

    1. Olá, Valter. Ficamos muito felizes pelo seu interesse em nosso blog post. Vamos passar sua sugestão para os nossos redatores. Fique a vontade para navegar em nosso blog, tem muita matéria interessante sobre transporte e logística. Qualquer dúvida entre em contato: (21) 3083-1937. Abçs, Equipe Roadvision/Busvision.

  3. Hey very nice web site!! Man.. Beautiful.. Wonderful.. I’ll bookmark your web site and take the feeds alsoKI am satisfied to seek out a lot of helpful information here in the publish, we want work out extra techniques in this regard, thank you for sharing dgeedffdcdcd

  4. Pingback: 5 Competências fundamentais para uma boa gestão de frotas - Busvision

  5. Normalmente a gestão de Pneus é um dos processos mais importantes dentro da gestão da frota. É necessário controle constante de itens tais como sulcos, pressão, controle de vidas, rasgos, deslocamentos e etc. O bom gerenciamento se dá de forma integrada com o ERP que esteja em utilização na empresa em função do reaproveitamento do cadastro de ativos existente, do controle de estoque existente e do controle de compras existente. A gestão de pneus se tornou uma gestão absolutamente técnica em função dos custos representativos do pneus no custo do frente. Explorar métodos avançados de manutenção e controle serão diferenciais competitivos, principalmente para os grandes frotistas. Buscar consultoria especializa e sistemas de controle é o caminho para minimizar os custos e aumentar competitividade.

Comentários encerrados.

Rolar para cima