Tudo o que Você Precisa Saber para Contratar Seguro de Frotas

Tudo-o-que-voce-precisa-saber-para-contratar-seguro-de-frotas

Tudo o que você precisa saber para contratar seguro de frotas

 

O seguro de frotas é uma forma de diminuir as preocupações das empresas com relação à integridade dos seus veículos e também de garantir o suporte em caso de sinistros, como batidas ou furtos. No entanto, a contratação de uma seguradora não costuma ser algo simples, e não deve ser feito sem um planejamento adequado. Confira no post de hoje tudo o que você precisa saber para contratar um seguro de frotas de forma eficiente!

 

As principais características do seguro de frotas

Uma coisa muito importante que o gestor deve considerar na hora de fazer um seguro é que a seguradora é quem define qual a quantidade mínima de veículos para que seja possível fazer o seguro de frotas. Enquanto umas consideram que uma frota é formada com 4 ou mais veículos, outras exigem que o número seja maior, a partir de 6 veículos. Portanto, o gestor deve ficar atento a estes requisitos na hora de procurar uma seguradora para sua transportadora.

Além disso, o seguro de frotas possui importantes diferenças em relação ao seguro individual. A começar: o seguro de frotas não define um perfil único para o condutor; a forma como o prêmio é calculado também difere do seguro individual, pois, normalmente, observa-se o desempenho total da frota, em vez de avaliar o desempenho individual de cada veículo.

A precificação pode variar bastante entre as seguradoras, que também levam em conta o ramo de atuação da empresa contratante para definição dos valores a serem pagos. Fatores como a forma de utilização dos veículos, a área onde será feita a circulação e a composição da frota também são considerados. Por outro lado, os custos relacionados à emissão da apólice para pagamento são cobrados apenas uma vez.

 

Quais são os principais benefícios?

Como o prêmio é calculado com base no desempenho da frota, pode ser que, se apenas um veículo sofrer sinistro, o valor do prêmio final não seja afetado de forma considerável. Como os custos de emissão de pagamento da apólice são cobrados apenas uma vez, isso garante que o segurado consiga fazer economia na contratação do seguro de frotas. Além disso, a empresa precisa controlar apenas uma apólice, em vez de controlar uma para cada veículo, o que facilita a gestão. Outro ponto importante é que, como dito anteriormente, não é definido um único perfil de condutor, o que torna a negociação mais flexível e simples.

 

Cuidados a tomar ao contratar uma seguradora

O primeiro passo é pesquisar bem sobre a reputação da empresa — é importante analisar o seu tempo de atuação no mercado, além do índice e a natureza das reclamações que recebe. Também é importante avaliar criteriosamente o que está estabelecido em contrato, de forma a entender com clareza quais são as particularidades da apólice, e quais são suas exceções. Além disso, é preciso garantir que tudo que foi negociado esteja formalizado em contrato.

Outro ponto importante está relacionado à sonegação de informações. Deve-se garantir que todos os dados da sua empresa estejam corretos no contrato, pois, em caso de sinistro, se as informações não estiverem de acordo com a realidade, a seguradora pode reduzir o valor da indenização, ou até mesmo recusar-se a pagá-la.

O seguro de frotas definitivamente é uma excelente opção para empresas que desejam ter tranquilidade com seus veículos. Essa modalidade de seguro oferece bons benefícios, que vão desde uma negociação mais facilitada até economia no pagamento da apólice.

Além do seguro, há ainda uma série de outros fatores que o gestor de frotas deve considerar no gerenciamento da mesma. Pensando nisso, confira o nosso novo e-book gratuito, o Manual Completo do Gestor de Frotas:

CTA-Diminuindo-crises-e-vendendo-mais-Manual-completo-do-gestor-de-frotas

Você já conhecia essa modalidade de seguro? Sua empresa tem seguro de frotas? Compartilhe suas impressões conosco através dos comentários e participe da conversa!

1 resposta

Trackbacks/Pingbacks

  1. Empresários investem em soluções contra os roubos de carga

Envie um comentário