Empresários investem em soluções para combate aos roubos de carga

roubo de carga
Imagens: Reprodução

 

O transporte de cargas está se tornando um mercado cada vez mais inseguro e perigoso, e nenhum empresário ou gerente de frotas duvida dos inúmeros prejuízos causados por conta da criminalidade assombrosa que assola nossas estradas. E não se trata de uma mera “sensação” de insegurança, não: segundo a TV Globo, o número de roubos de carga cresceu em 16% em apenas um ano, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

Companhias de todo o Brasil vêm sofrendo com constantes assaltos, mesmo quando seus caminhões transportam mercadorias com escoltas próprias. Em qualquer horário, bandidos armados com fuzis interrompem o trânsito e roubam os caminhões.

Além disso, até 2014, segundo a Assessoria de Segurança da NTC, o número de ocorrências chegava a 17.500 por ano, responsável por um prejuízo de R$1 bilhão, como vemos nos gráficos abaixo:

E as empresas de transportes?

Boa parte dos gestores mais inexperientes, ao considerarem os elevados índices de criminalidade, costumam levar em conta apenas a carga, que geralmente está assegurada (confira mais em nosso post Tudo o que você precisa saber para Contratar Seguro de Frotas). No entanto, dentro de uma perspectiva mais global, é necessário entender como os roubos de carga realmente impactam na operação.

 

Por isso é que, cansados desses prejuízos, os empresários e gestores estão investindo em novas soluções tecnológicas que podem minimizar consideravelmente os prejuízos causados pelas roubos de carga.

DVR Veicular: Câmeras para Caminhões

A instalação de câmeras para caminhões é um dos melhores investimentos que os empresários do ramo de transportes podem fazer. Monitorar a operação é fundamental para qualquer gestor que queira um maior controle sobre a sua equipe e a empresa, além de trazer uma série de outros benefícios, como:

  • Possibilidade de monitorar a sua equipe e registrar ocorrências de desvios de conduta;
  • Trazer mais segurança para a sua frota;
  • Auxiliar no trabalho investigativo das ocorrências criminais;
  • Acompanhar a operação em tempo real;
  • Combater a evasão de receitas, roubo de combustível, desvio de rotas, fraudes, entre outras infrações;
  • Entre diversos ganhos;

Integrado com câmeras de alta definição instaladas no cavalo mecânico e baú dos caminhões, o DVR Roadvision possibilita a gravação das imagens dos veículos, através do armazenamento interno via HD ou SSD. As imagens são gerenciadas por software próprio e podem ser baixadas por rede sem fio ou HD interno.

Investir neste tipo de solução é uma escolha estratégica da empresa de transportes. Hoje, há no mercado diversas opções, mas nem todas elas dispõem dos mesmos recursos e da qualidade necessária para um bom monitoramento por câmeras.

O mais importante é que o gestor tenha ciência das oportunidades que estão sendo desperdiçadas (de diminuir a sua evasão de receitas e, consequentemente, ter mais lucro), e que investir nestas soluções é um passo decisivo para levar o seu negócio para um novo nível.

 

Precisa de ajuda?

Se você quer saber mais sobre as soluções de monitoramento e descobrir como a sua empresa pode ganhar mais com isso, estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato com os consultores da Roadvision para saber qual a mais adequada para a sua empresa.

fale-conosco-cta-1

Rolar para cima