Gerenciamento de frotas: 5 competências para o sucesso do seu negócio

Um bom gerenciamento de frotas é reflexo de competências eficazes de um bom gestor de frotas. Listamos a seguir 5 competências essenciais para o sucesso nos processos operacionais logísticos:

Um bom gerenciamento de frotas é fundamental para o sucesso da empresa.
Reprodução

1) Gerenciamento de frotas com relação aos custos

O índice de roubo de cargas nas estradas brasileiras cresce de forma incontrolável. Esta é uma das maiores preocupações de um bom gestor de frotas. O aumento do roubo de cargas é noticiado diariamente nas grandes mídias.

A falta de controle sobre o veículo nas estradas fez com que softwares inteligentes fossem criados para ajudar o gestor a monitorar a carga desde a saída da base até seu destino final.
Já não é de hoje que as operações estão sendo automatizadas a favor da gestão logística.

A integração entre a tecnologia da informação e a logística é a chave de sucesso para redução de custos durante toda a operação logística.
O gestor de frotas deve estar sempre atento as novas tecnologias para reduzir ao máximo custos extras e ter mais controle sobre a carga levada.

Saber como usar as ferramentas tecnológicas é o caminho para o sucesso. De nada adianta ter diversos equipamentos em um veículo, se o gestor não entender a funcionalidade de cada um e integra-los de forma que operem com inteligência.

Contar com um sistema de monitoramento embarcado na sua frota significa reduzir custos. Logo que todas as imagens registradas podem ser usadas a favor da empresa.
As imagens ajudam na atenuação e elucidação de multas, processos judiciais, roubos de carga e evasão de receita por parte de colaboradores.

Algumas seguradoras concedem descontos para empresas que utilizam o monitoramento embarcado em sua frota.
São inúmeras as vantagens da utilização de um sistema inteligente de monitoramento. Te explicamos mais aqui!

2) Controle e economia de combustível

O combustível é um dos principais gastos com a frota. O acompanhamento dos gastos com combustível é uma das competências mais difíceis de definir métricas.

O gestor deve ter exatidão do gasto médio de combustível por caminhão. Assim, ele consegue identificar quando um caminhão está gastando acima da média e o mais importante buscar soluções para reverter tal situação.

O gestor deve sempre ter controle sobre o gasto de combustível da sua frota.
Analisar os gastos com combustível deve ser uma atividade diária e existem empresas especializadas em criar soluções para otimizar o gerenciamento de combustível da frota.

Estamos com uma parceria inédita com a Mix Telematics criando soluções inteligentes voltadas para o controle e economia de combustível.

3) Controle dos pneus

O gestor deve sempre estar atento a vida útil dos pneus. Trocando sempre que necessário para evitar transtornos no meio da estrada.
Se um pneu precisa ser trocado no meio da viagem, isso vai causar atraso na entrega, possíveis acidentes, prejuízos e gargalos na operação logística.

Deve-se analisar quais atividades inapropriadas estão sendo feitas pelo motorista que causam desgaste acima da média do pneu e que provocam a sua troca antecipada.

Confira nosso blog post dedicado a gestão de pneus!

4) Gestão da documentação da frota

A análise da validade dos documentos de cada veículo é uma das atribuições mais importantes de um gestor de frotas.
O gestor deve estar atento ao momento de renovar a carteira de motorista dos colaboradores, pagamento de IPVA e acompanhar a renovação de contratos com seguradoras e softwares contratados.

5) Padronização dos processos no gerenciamento de frotas

Todas as competências executadas diariamente devem ser exercidas de forma integrada. É necessário que se crie uma padronização dos processos gerenciados.
É de suma importância que o gestor passe para seus colaboradores a padronização esperada por cada cargo. Só assim consegue-se obter harmonia entre todos os setores dentro e fora da base.

O maior benefício de padronizar processos logísticos é verificar de fato se as operações estão dando lucro ou não. Assim, o gestor consegue ajustar o que está indo contra a harmonia da operação e reduzir custos ao máximo.

Gostou das dicas sobre gerenciamento de frotas? Então não deixe de baixar o nosso ebook Manual Completo do Gestor de Frotas para ficar por dentro de outras práticas que otimizarão os processos operacionais. Confira!

Diminuindo-crises-e-vendendo-mais-Manual-completo-do-gestor-de-frotas

Quer saber mais sobre processos logísticos, monitoramento embarcado e tecnologia para frotas? Assine nossa newsletter!

2 comentários em “Gerenciamento de frotas: 5 competências para o sucesso do seu negócio”

    1. Olá, Nery. Um dos cuidados mais importantes em uma frota escolar é com a segurança das crianças levadas. Um consultor entrará em contato com você. Abçs, Equipe Roadvision/Busvision.

Comentários encerrados.

Rolar para cima