Sem integração com DVR, rastreadores não protegem cargas dos caminhões

Temos abordado no blog o crescimento no volume de assaltos a caminhões e a nova tecnologia de DVR específica para prevenção ao roubos de carga, porém percebemos que as transportadoras, grandes e pequenas, depositam suas esperanças de segurança nos aparelhos rastreadores (GPS), que segundo os próprios motoristas não são capazes de evitar assaltos, apesar dos seus inúmeros benefícios.

caminhão com dvr e rastreadores

Como os rastreadores têm sido usados pelas transportadoras?

A utilização de aparelhos rastreadores é uma exigência da maioria das transportadoras, principalmente para carreteiros autônomos responsáveis por seus fretes. Trata-se de um equipamento com alto custo de aquisição (muitas vezes pago pelo autônomo) e manutenção mensal. Nas frotas das grandes empresas esta tecnologia tem sido obrigatória para segurança dos motoristas e veículos.

Por que os rastreadores, sozinhos, não garantem a segurança das cargas transportadas?

Sozinho, nenhum rastreador garante a segurança das cargas. Isto ocorre, pois o seu sinal falha ou se mostra fraco em algumas rotas pelo país, o que ocasiona o bloqueio do caminhão pela própria operadora do GPS, em função das dificuldades de comunicação.

Trata-se de um perigo constante para os carreteiros e da chance iminente de prejuízo para as transportadoras, uma vez que alguns trechos são verdadeiros redutos de assaltos para roubo dos pertences do motorista ou, em quadrilhas mais organizadas, das próprias cargas. Ainda há o famoso “chupa-cabra”, equipamento usado por assaltantes para bloquear o sinal dos rastreadores.

Que tecnologia deve ser integrada aos rastreadores para proteger cargas e motoristas?

É preciso implementar nos caminhões um sistema de monitoramento por DVR veicular e câmeras embarcadas. Com a gravação permanente das imagens pelo DVR veicular, registra-se tudo o que ocorre dentro e no entorno do cavalo mecânico e do baú, possibilitando o envio das ocorrências para a polícia local e o armazenamento das gravações para medidas legais de punição aos assaltantes.

O monitoramento por câmera 24h proporciona o risco aos assaltantes e a redução das tentativas de assalto.

Quer saber mais sobre o sistema de vigilância específico para caminhões?

Manual-completo-para-gestores-de-frotas

Rolar para cima