Novos dados assustadores sobre roubos de carga no Brasil

Temos falado constantemente neste blog sobre o aumento impressionante no volume de roubos de carga em todo o Brasil. Mostramos até mesmo o desespero dos empresários do Rio de Janeiro, que, enfrentando um crescimento absurdo da criminalidade, estão descruzando os braços e investindo em novas tecnologias para monitorar sua frota com câmeras para caminhões.

veja
Matéria na Revista Veja (24/09/14)

 

Desta vez, trazemos dados revelados pela Revista Veja. Os números foram levantados junto a FreightWatch International, maior consultoria especializada em roubos de carga. Acompanhe:

1 – Brasil é campeão mundial em roubos de carga

Segundo a consultoria, o Brasil é o país com maior risco em roubos de carga do mundo. Nós estamos mais propensos a este tipo de crime do que países como México, África do Sul, Somália e Síria (lugares apontados com índice de”altíssimo risco”).

Naturalmente, este não é o resultado, mas o sintoma de uma série de problemas crônicos relacionados a nossa infraestrutura, legislação, dentre diversos outros problemas sociais. E, no fim das contas, quem paga o pato com isso são as empresas de transportes, que ficam refém do crescimento exponencial deste tipo de crime.

2 – Pavuna, bairro carioca, é a região mais perigosa do mundo

Foram 453 assaltos nos primeiros 7 meses de 2014 no polo empresarial no bairro da Pavuna: média de 2 assaltos por dia! É mais do que o registrado em todo o território dos EUA no mesmo período.

3 – As empresas sofrem para garantir sua segurança

O custo com a segurança das frotas de caminhões representa 12% do faturamento bruto das empresas de logística. O investimento em seguro, escolta e localizadores simplesmente é repassado pelas empresas ao preço dos seus produtos, prejudicando a todos do setor, inclusive o consumidor final.

Clique para conferir a matéria completa da Revista Veja!

Como combater o roubo de cargas?

A tecnologia neste momento de insegurança crescente é um dos mais poderosos aliados com que pode contar o gestor e empresário do setor de transportes. Hoje, dispomos de sistemas de monitoramento por câmeras robustos, que permitem às empresas acompanharem a sua frota em tempo real, além de armazenar essas imagens e registrar todas as ocorrências.

Monitorar a operação é fundamental para qualquer gestor que queira um maior controle sobre a sua equipe e a empresa, como um todo. Diante disso, a Roadvision surge como um sistema de DVR Veicular e câmeras de caminhão como solução para as empresas que desejam isso, além de trazer uma série de outros benefícios, como:

  • Trazer mais segurança para a sua frota;
  • Possibilidade de monitorar a sua equipe e registrar ocorrências de desvios de conduta;
  • Auxiliar no trabalho investigativo das ocorrências criminais;
  • Combater a evasão de receitas, roubo de combustível, desvio de rotas, fraudes, entre outras infrações;
  • Acompanhar a operação em tempo real, a partir de um software de gestão de imagens robusto;
  • Entre diversos ganhos;

Com a gravação permanente das imagens, registra-se tudo o que ocorre dentro e no entorno do cavalo mecânico e do baú dos caminhões. Através do envio imediato destas imagens para a transportadora é possível acionar a polícia local e tomar as medidas legais para prevenção aos roubos de carga.

Precisa de ajuda?

Se você quer saber mais sobre as soluções de monitoramento e descobrir como a sua empresa pode ganhar mais com isso, estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato com os consultores da Roadvision para saber qual a mais adequada para a sua empresa.

fale-conosco-cta-1

 

Rolar para cima