KPIs para a Frota de Caminhões: Entenda a Importância

KPIs para a frota de caminhões: entenda a importância

KPIs para a frota de caminhões: entenda a importância

 

Os indicadores de desempenho — também conhecidos como KPIs — são primordiais na avaliação dos resultados de qualquer operação. São eles que apontam desvios, pontos de melhoria e os efeitos de ações aplicadas, uma vez que servem para acompanhar o progresso das ações em prol dos objetivos determinados.

A seguir, vamos falar quais KPIs para a frota você deve monitorar em sua empresa e como cada um deles contribui para a otimização da gestão de frotas.

 

Indicadores de Custos

Esses indicadores são essenciais para compreender os gastos operacionais que a empresa tem com a sua frota de caminhões. Através deles, ficará muito mais evidente para o gestor quais custos podem ser reduzidos — ou até mesmo eliminados — e o que pode ser feito para que a empresa se torne mais competitiva dentro do seu mercado.

Entre os principais KPIs de custos podemos citar:

  • custo do frete por unidade;
  • custo do frete por região;
  • custos com avarias e extravios;
  • custos com manutenção nos veículos;
  • custo de ociosidade de veículo em manutenção;
  • retorno sobre o investimento (ROI);

 

Indicadores de Prazos

Esse tipo de indicador ajuda a compreender os prazos que a empresa pratica em suas operações. Quando eles são comparados à média de mercado, é possível saber se sua empresa apresenta prazos bons — que caracterizam uma vantagem competitiva — ou se os prazos estão maiores do que o que a concorrência pratica — o que pode acabar prejudicando na hora de conseguir mais clientes.

Dentre esse tipo de KPIs para frota, os mais utilizados são:

  • transit time — tempo decorrido entre a saída do veículo e a entrega no cliente final;
  • tempo total de carga e descarga;
  • tempo gasto na liberação dos veículos;
  • tempo total do processo — desde a expedição, até a entrega final.

 

Indicadores de Qualidade

Esses KPIs para frota de caminhões são mais voltados para a compreensão do nível de satisfação dos clientes e para a criação de uma base sólida no processo de tomada de decisão que influencia a melhoria dos processos.

Entre os principais deles podemos apontar:

  • cumprimento do nível de serviço de entregas — comparando com o índice estipulado como o ideal para entregas dentro do prazo;
  • índices de avarias e extravios;
  • índices de devoluções;
  • índices de erros na emissão dos documentos;
  • índices de reclamações dos clientes, entre outros.

 

Otimize sua frota com uma gestão de frotas eficiente

Identificar, criar e gerir KPIs para a frota que estão alinhados com a estratégia empresarial pode ser uma tarefa mais demorada e complexa do que se imagina. Contudo, ela é fundamental para que o gestor possa compreender — em números — como é a performance da sua frota de caminhões. Quando dizemos que os indicadores devem estar alinhados com a estratégia da empresa, destacamos isso como sendo de fundamental importância para o entendimento da operação e a criação de novos planejamentos — é preciso ter atenção nesse ponto, porque, em meio a tantos processos que podem ser mensurados, existe o risco de que a gestão avalie resultados que não agregam tanto valor para o planejamento, negligenciando os que realmente podem contribuir para o cumprimento dos objetivos.

 

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O que achou desse artigo? Quais indicadores são acompanhados em sua empresa?

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