Otimize a sua frota com uma gestão de frotas eficiente

Otimize-sua-Frota

Com o avanço dos sistemas de informação, é crucial para uma empresa de transportes manter o controle e a eficiência da frota através da implementação de uma gestão mais adequada. Por isso, processos como manutenção da frota, verificação de veículos em desuso e monitoramento de utilização indevida podem ser otimizados a fim de proporcionar maior segurança e produtividade para a organização. É a chamada gestão de frotas.

Com ela, é possível reduzir prejuízos, corrigir falhas de segurança e até rastrear veículos para impedir desvios durante o itinerário. Veja cinco motivos que explicam como isso acontece:

1) Acabe com o uso indevido da frota

Em muitas empresas de transporte é muito comum flagrar motoristas e funcionários utilizando os veículos da frota para uso particular. Sem um controle de locomoção fica difícil impedir esse tipo de ação, que só gera aumento nos custos de manutenção e perda de tempo. Com um sistema de gestão de frotas, uma rota pode ser programada com antecedência, o que permite confrontar a quantidade de quilômetros percorridos de forma profissional com os de uso pessoal. Assim, a empresa poderá cobrar pelos custos adicionais gerados.

2) Controle a produtividade da sua frota

O mau comportamento de alguns funcionários, muitas vezes, coloca em risco a eficácia na produtividade de uma empresa de transportes. Isso acontece quando um condutor supera o tempo-limite de parada autorizado pela empresa, para manter atividades como refeições, por exemplo. Dessa forma, o período trabalhado naquele dia pode ser menor que o tempo estipulado para atender as exigências de um cliente e, assim, acabar com toda a estratégia de eficiência da organização. A solução pode ser a implementação de uma gestão de frotas eficiente para otimizar os processos através do rastreamento de frotas em tempo real.

3) Otimize as rotas para proporcionar mais rapidez e segurança

Analisar de forma adequada as possíveis rotas a serem percorridas para chegar a um determinado destino é de extrema importância para uma empresa que trabalha com transporte. Isso pode ser feito por meio de uma série de informações que confronte a economia de combustível, o tempo para percorrer o trecho, a segurança do trajeto, a qualidade da estrada, a qualificação do motorista, o veículo mais indicado, por exemplo. Tudo isso só é possível com um sistema de gestão de frotas eficiente que vai garantir a redução de custos e aumentar a produtividade.

4) Melhore o uso dos veículos da frota

Tanto a montadora quanto a empresa de transportes detentora do veículo podem estabelecer padrões de utilização que melhorem o desempenho e reduzam custos com a manutenção e consumo de combustível. Mesmo educando os condutores, é preciso um controle para verificar o uso correto das marchas, o abastecimento com combustível de qualidade, a calibragem ideal dos pneus, o respeito aos limites de velocidade, entre outras normas importantes que irão garantir a durabilidade dos veículos.

5) Utilize um sistema de gestão de frotas

A utilização de um sistema de gestão de frotas permite a leitura de todas as informações necessárias para um controle eficiente dos veículos em tempo real, de forma integrada e com geração de relatórios automatizados para agregar maior produtividade com o menor custo e consequentemente aumentar a lucratividade da empresa. Com intuito de melhorar a relação custo/benefício da frota para a empresa, o aumento do ROI (Return on Investiment) será inevitável.

Não perca a oportunidade de aumentar a produtividade da sua frota e adote, agora mesmo, um sistema de gestão eficiente.

CTA_Whitepaper_Conheça-as-soluções-em-câmeras-embarcadas-do-mercado-brasileiro

5 comentários em “Otimize a sua frota com uma gestão de frotas eficiente”

  1. Pingback: Lista: Não deixe passar esses pontos na sua Gestão de Frotas

Comentários encerrados.

Rolar para cima