Gestão da Cadeia de Suprimentos: Entenda Melhor como Funciona

Gestão da Cadeia de Suprimentos: entenda melhor como funciona

Gestão da Cadeia de Suprimentos: entenda melhor como funciona

 

A fim de acelerar os processos que envolvem a negociação de produtos, muitos empresários optam por terceirizar serviços alguns serviços. Esta prática, embora ainda muito comum, nem sempre pode ser a melhor opção para quem deseja resultados satisfatórios nos negócios.

Pensando em otimizar todas as etapas que envolvem a logística de sua empresa, muitos proprietários têm buscado aplicar a gestão da cadeia de suprimentos. Entenda como funciona!

 

Por que gerenciar a cadeia de suprimentos

Quando analisa o quadro geral dentro de uma empresa, o gestor tem maiores condições de tomar decisões coerentes com a realidade em que se encontra. É por isso que uma gestão adequada da cadeia de suprimentos se reflete em bons resultados tanto para os clientes quanto para a própria organização. No primeiro caso, permite ao consumidor a obtenção de um produto de qualidade, com prazos de entrega e preços adequados ao que se espera; já para a empresa, a gestão possibilita a redução dos custos sem perder qualidade, produtividade e principalmente credibilidade.

 

Boas práticas da gestão da cadeia de suprimentos

Diferente do que parece, essa gestão não deve envolver somente etapas relativas à produção e transporte de produtos, mas sim de toda a rede responsável pelo andamento dos processos, o que inclui, assim, a colaboração dos responsáveis envolvidos: empresários, fornecedores, consumidores e prestadores de serviços.

Basicamente, o modelo de uma gestão da cadeia de suprimentos deve buscar sempre mais eficiência nas principais atividades, que são:

  • Planejamento da oferta e demanda;
  • Obtenção de fornecedores de matérias-primas;
  • Fabricação dos produtos;
  • Armazenagem;
  • Processos de entrega de produtos;
  • Possibilidade de devolução de produto pelo cliente;
  • Feedback do cliente, realizado por meio de serviços de atendimento.

Para não perder o controle de nenhum processo, é importante que o gestor saiba documentar e que também cobre a descrição de cada etapa executada. Com um bom histórico em mãos, a tomada de decisões e a identificação de problemas é facilitada.

 

Como iniciar o gerenciamento e os cuidados que essa prática envolve

Para obter melhores resultados dentro da gestão da cadeia de suprimentos, aqui estão algumas dicas sobre como iniciar a prática de maneira adequada:

Faça o controle da linha de produção

Como dito acima, é essencial que o gestor mapeie tudo o que acontece a fim de avaliar alternativas que tornem a empresa mais eficiente.

Compartilhe o gerenciamento com fornecedores

Isso mesmo! Mostre seu plano de gestão aos fornecedores, pois assim saberão a quantidade adequada de material a entregar. A prática evita excessos no estoque e, consequentemente, diminui a perda de produtos.

Faça parcerias promissoras

Procure representantes que possam lhe trazer bons negócios e faça parcerias. Lembre-se de que até mesmo aquele empresário inicial pode gerar oportunidades e maior vontade de crescer.

Integre as equipes envolvidas nos processos

Não trate as equipes de forma individual. Sabemos que cada uma possui sua responsabilidade, mas é importante que os responsáveis pelas projeções de vendas, pela produção, finanças, orçamentos e investimentos estejam todos envolvidos no processo de gestão. Um grupo ciente dos processos trabalha de forma integrada e gera mais resultados.

Utilize um software para auxiliar a gestão

A escolha de um bom software pode fazer toda a diferença na hora de gerir processos dentro de uma empresa, e por isso é indicado que você dê preferência a um só. Evitar usar muitos programas diferentes agiliza os processos e concentra todos em uma só plataforma para melhor visualização.

Confira também:

Com a gestão da cadeia de suprimentos fica muito mais fácil competir no mercado, oferecendo o diferencial de produtos justos aos seus clientes e ainda assim obtendo lucros.

Baixe agora nosso ebook gratuito:

Manual-completo-para-gestores-de-frotas

Assine a nossa newsletter para receber mais conteúdos!

Envie um comentário