Como escolher o DVR Veicular ideal para a sua frota de ônibus?

Alguns gestores decidem investir em monitoramento embarcado devido a uma série de fatores, como a adequação a leis, combate à evasão de receita, monitoramento da conduta dos  funcionários e auxilio na identificação de criminosos, por exemplo.

Independentemente da motivação, é importante estudar bem as opções existentes no mercado, quais são os benefícios e os diferenciais antes de realizar o investimento. No artigo de hoje vamos ajudar a entender melhor como escolher o DVR Veicular ideal para sua frota de ônibus. Confira!

 

Descobrindo a motivação

Primeiramente, é preciso entender que existem diferentes tipos de DVR Veicular, com diversas formas de armazenamento, preços e durabilidade. Portanto, antes de realizar o investimento, é necessário identificar quais são as principais necessidades de sua empresa, para que elas possam ser supridas com o equipamento ideal – sem extrapolar os custos, sem adquirir um equipamento com capacidade inferior e com durabilidade menor do que sua operação requer.

Tipo de armazenamento

Os equipamentos mais comuns no mercado trabalham com mídias removíveis como cartões de memória ou pen drives. Estas são boas opções em termos de preço, porém, existem algumas questões a serem consideradas:

  • Curto espaço de armazenamento Este tipo de equipamento possui uma limitação muito maior em relação ao armazenamento interno. Isso vai significar mais tempo da sua equipe para retirar e baixar as imagens regularmente.
  • Sujeitos a danos Tais equipamentos, por conta do manuseio constante, podem ser danificados ou corrompidos, mesmo que não intencionalmente. Além disso, por serem pequenos, também correm o risco de serem furtados. Se forem a única forma de armazenamento, sua empresa poderá perder as imagens.
  • Sujeitos a fraudes Pela nossa experiência no mercado de ônibus, observamos um comportamento em algumas empresas: em alguns casos, para acobertar desvios de receita, podem ocorrer fraudes no descarregamento, em que imagens são apagadas pelos funcionários.  

O armazenamento interno, por meio de SSD ou HD, necessita de um investimento maior, mas se torna muito mais seguro principalmente por:

  • Oferece um espaço muito maior de armazenamento Geralmente, empresas de transporte de pessoas necessitam guardar imagens por longos períodos. Em alguns casos, isso acontece até por conta da legislação. Por isso, a gravação simultânea pelo disco rígido interno impede a perda das imagens de longo prazo.
  • Não é impactado por trepidações No caso específico do SSD, por ser um dispositivo eletrônico (composto por um circuito integrado e sem componentes eletromecânicos para a leitura dos dados), o mesmo possui um processamento rápido, silencioso, que esquenta pouco, com baixo consumo de energia, além de oferecer uma boa vantagem se tratando da má conservação das vias e estradas brasileiras: o equipamento não possui sensibilidade a trepidações, garantindo a gravação das imagens, independente do trajeto dos veículos.
  • É utilizado em conjunto com uma mídia removível Quando utilizado em conjunto com uma mídia removível, funciona como um backup das informações gravadas.

Fora esses 3 itens principais, o DVR Veicular da Busvision conta também um gabinete antivandalismo, buscando proteger o armazenamento interno e a integridade das gravações.

Sua empresa está interessada em optar pelo armazenamento interno? Há vantagens na utilização do SSD em relação ao HD. Entenda melhor no e-book gratuito: Entenda a importância da utilização do SSD em DVR embarcado.

Entenda a importância da utilização do SSD em DVR embarcado: Saiba as diferenças entre as formas possíveis de armazenamento interno

 

Garantia e assistência técnica

Algumas companhias, na pressa de se adequarem a legislações ou a necessidades internas, acabam optando pelos DVRs mais baratos no mercado. A questão é que, geralmente, tais DVRs são importados da China e as empresas não comercializam peças para reposição, além de não possuírem assistência técnica própria para tentar recuperar equipamentos danificados.

No caso do MDVR Busvision, o equipamento foi desenvolvido no Brasil e pensado justamente para atender as necessidades específicas do mercado de transportes. Os componentes podem ser trocados caso necessário e a empresa ainda oferece assistência técnica especializada, além de garantia de fábrica 1 ano para defeitos.

Descarregamento automático de imagens

No caso de frotas grandes, o custo para manter uma operação com funcionários específicos para descarregamento das imagens é muito elevado. Por isso, a Busvision oferece uma solução que pode fazer toda a diferença na operação de uma empresa de ônibus deste porte: sempre que os veículos retornarem à garagem, por meio de alguns equipamentos, as imagens podem ser descarregadas diretamente para os computadores configurados para tal, via rede sem fio. Claro que este tipo de solução é mais indicada para uma estrutura com vários veículos, pois demanda um custo maior de instalação, além de ser necessário um estudo do local (survey), em que toda a estrutura é avaliada para verificar a viabilidade de implementação. Porém, dependendo do tamanho da frota, o investimento pode ser muito vantajoso, eliminando gastos fixos com pessoal. Entenda melhor sobre esse serviço em nosso e-book: Acesso em Tempo Real 3G x Descarregamento Automático de Imagens.

DVR Veicular: Acesso em Tempo Real 3G x Descarregamento Automático de Imagens

 

Para cada tipo de necessidade de orçamento dos clientes, existe uma solução DVR veicular ideal que atende tanto em termos de funcionalidade, complexidade e durabilidade, quanto em relação a custos. É importante que a empresa avalie os detalhes da sua operação, a fim de encontrar a melhor solução para a rotina de monitoramento.

Precisa de ajuda?

Ainda está com dúvidas ou quer saber mais sobre a melhor solução para sua empresa? Se você quer saber mais sobre as soluções de monitoramento e descobrir como a sua empresa pode ganhar mais com isso, estamos aqui para ajudá-lo. Entre em contato com os consultores da Busvision para saber qual a mais adequada para a sua empresa.

fale-conosco-cta-1

 

2 comentários em “Como escolher o DVR Veicular ideal para a sua frota de ônibus?”

  1. Pingback: Câmeras veiculares: vale a pena investir para a minha frota? 

  2. Pingback: Afinal, quanto custa DVR Veicular para frotas? - Busvision

Comentários encerrados.

Rolar para cima