Câmeras veiculares: vale a pena investir em uma solução barata para um recurso tão importante?

Não importa se a intenção é aumentar a segurança no transporte coletivo ou aprimorar a precisão na gestão de frotas de caminhões, os sistemas de monitoramento por câmeras veiculares são uma tendência crescente no mercado devido à sua grande utilidade e a seu ótimo custo-benefício. Curioso para saber mais? Então fique atento, porque mostraremos a seguir o que aconteceu com um de nossos clientes, gestor de frotas, que implementou há 6 meses um sistema de monitoramento utilizando equipamentos de baixo custo. Descubra o fim dessa história:

O começo da bola de neve

Com o objetivo de diminuir com as evasões de receita que possuía certeza que ocorriam, mas não sabia como provar, o gestor decidiu instalar câmeras veiculares e DVR Veicular em toda frota. O investimento seria justificado após algum tempo, a medida em que o dinheiro desviado não pudesse mais sair da empresa. Além do benefício principal, o monitoramento facilitaria a apuração de reclamações de clientes e identificação de responsáveis em caso de acidentes. Após uma breve pesquisa, o gestor decidiu comprar o modelo mais barato e simples de Kit DVR, uma solução importada da China por uma empresa brasileira.

A contrapartida do baixo custo

O primeiro arrependimento surgiu quando nosso cliente percebeu que, 45 dias depois do pedido, seus produtos ainda não haviam chegado. Procurou o vendedor para reclamar, mas a única resposta que recebeu, foi que os equipamentos seguiam de navio, por isso a demora era normal.

Mas, acredite ou não, seus arrependimentos estavam apenas começando. Depois de instalados, alguns equipamentos foram danificados e alguns pendrives sumiram. A suspeita é que os próprios responsáveis pelo desvio de receita que tenham agido para preservar o esquema. Ao procurar a empresa, o gestor descobriu que não havia garantia de fábrica, nem assistência técnica, os equipamentos precisariam ser trocados.

A procura por especialização

Após ter que lidar com um problema atrás do outro, o gestor decidiu procurar uma empresa especializada para substituir seu DVR Veicular de baixo custo por outro mais confiável, percebendo que era o que deveria ter feito desde o início. Ele entrou em contato com a Busvision, entendeu a importância do armazenamento interno com gravação simultânea em pen drive, verificou que a solução possuía um gabinete antivandalismo e fechaduras de segurança, bem como conheceu o software de gestão de imagens que controla toda a operação e gera relatórios das ocorrências.

A partir disso, foi implementado um sistema de bonificação para os funcionários de monitoramento que mais conseguissem identificar ocorrências nas imagens por mês. A empresa passou a faturar 20% mais ao mês, apenas por evitar a evasão de receita. Em 6 meses, o investimento na tecnologia foi custeado e, o melhor, durante este período, aconteceram 2 acidentes em que ficou comprovado por meio das imagens das câmeras veiculares externas que o motorista não teve culpa, eximindo a empresa dos custos jurídicos indenizatórios.

E você, já se arriscou utilizando câmeras veiculares de baixo custo? Que problemas enfrentou? Comente aqui e nos conte suas experiências e impressões!

Conheça-as-soluções-em-câmeras-embarcadas-do-mercado-brasileiro

Rolar para cima