10 maneiras de se manter alerta enquanto dirige

10 maneiras de se manter alerta enquanto dirige

Manter acordado no trânsito em grandes viagens é um problema. Não é incomum ouvirmos a seguinte história: depois de horas e horas na direção, os reflexos do cansaço comecem a aparecer para o motorista, os olhos começam a pesar e ele passa a ceder à fadiga. Se em um piscar de olhos ele está se esforçando para se concentrar no trânsito, no outro já está sonhando acordado, e quando menos espera está quase atravessando para a pista ao lado.

É claro que em situações assim o motorista costuma acordar com o susto, o coração fica a mil e ele enfim percebe o risco que acabou de correr. É por isso que é importante para o condutor entender que dormir ao volante não só é perigoso para si mesmo, como também para quem está no carona, nos bancos e para as pessoas dos outros carros ao redor.

Gerentes e responsáveis por grandes frotas devem sempre orientar seus motoristas para que se mantenham alertas enquanto dirigem. Quando o condutor se sente cansado antes de dirigir, o ideal é parar o carro e descansar antes de seguir viagem. Além disso, existem algumas dicas importantes que podem evitar transtornos. Separamos truques que vão ajudá-los a se manterem atentos e focados enquanto dirigem:

10 dicas para o motorista se manter acordado no trânsito

1. Beber bastante água

Um corpo bem hidratado é garantia de que ele se manterá em uma boa temperatura, o que evita que o motorista se sinta lento.

2. Sementes de girassol

Apenas o ato de abrir as sementes e comer o interior delas ajuda o cérebro a se manter focado e alerta. Outras sementes e alimentos mais compactos, como barras de cereal também têm o mesmo efeito.

3. Chicletes

Assim como as sementes de girassol, as gomas de mascar ajudam a manter o cérebro desperto e focado.

4. Alongamento

O fato de esticar um pouco o corpo em alguns minutos de exercícios de alongamento é suficiente para fazer com que o sono desapareça por um tempo.

Um exercício também recomendado para as horas de fadiga é este feito com os olhos: o motorista deve mudar o foco do olhar de um lado da estrada para o outro, depois para objetos próximos e distantes, da esquerda e da direita, por cerca de um minuto.

5. Óleo de hortelã

Por mais estranho que pareça, se o motorista está sonolento, cheirar um pouco de óleo de hortelã ajuda a despertar, uma vez que esse óleo é um estimulante natural que diminui a fadiga e aumenta o senso de vigilância. Deixe em seus carros óleo de hortelã para que os seus funcionários utilizem, caso estejam cansados.

6. Intervalos regulares

Uma forma de garantir que os motoristas não sintam fadiga enquanto dirigem, é fornecendo pausas de descanso regulares.  

7. Colírio

A explicação é simples: quando se está muito tempo no trânsito e encarando a estrada de maneira focada, sem perceber a pessoa esquece de piscar. Por isso, é importante ter algum colírio em mãos para quando os olhos ficarem ressecados.

8. Cantar alto também ajuda

Ofereça playlists com músicas que os motoristas gostam e conheçam toda a letras, e deixe que eles a levem consigo quando forem viajar. É importante que as canções sejam empolgantes, pois isso fará com que se mantenham concentrados e animados.  

9. Petiscos e lanches

Oriente os motoristas a levar consigo petiscos e frutas enquanto viaja. Prefira os que possuem poucos carboidratos mas que forneçam bastante energia, como maçãs, framboesas ou amêndoas.

10. Descanso antes da viagem

Mais importante do que todas as dicas anteriores, é preciso ter certeza de que o motorista dormiu o suficiente antes de pegar a estrada. É um risco grande enfrentar a estrada se sentindo cansado e sonolento.

Gostou das nossas dicas? Conte para a gente nos comentários! E se você deseja saber mais sobre este assunto ou sobre vigilância e monitoramento de veículos, continue acompanhando nosso blog!

E-Book Grátis: 10 problemas que fazem sua empresa de ônibus perder dinheiro (e como evitá-los)

Rolar para cima