Inovações tecnológicas no transporte de cargas perigosas

Inovações tecnológicas no transporte de cargas perigosas

A crise econômica brasileira continua afetando as empresas de transporte de cargas. A redução da demanda somada à grande oferta de caminhões faz com que os preços de frete despenquem, obrigando os empresários a cobrarem do gestor de operações soluções que permitam à companhia diminuir gastos sem prejudicar a execução dos serviços.

Nesse cenário adverso, mas propício a inovações, o bom gestor de operações da frota enxerga nos dispositivos tecnológicos não uma simples luz no fim do túnel, mas um clarão que o guiará por tão tortuoso caminho. Parece exagero, porém investir em inovações tecnológicas deve fazer parte da estratégia da empresa a fim de melhorar o desempenho de seus recursos e atingir metas planejadas , tornando a companhia mais competitiva.

Entenda como as inovações tecnológicas podem beneficiar seu negócio, aumentando a produtividade, reduzindo custos e facilitando processos de gerenciamento de riscos na sua companhia. Acompanhe!

Inovações tecnológicas: levando sua empresa de transporte de cargas ainda mais longe

Durante anos, a segurança foi a principal motivação para que empresas de transporte de cargas perigosas investissem em TI. Sistemas de rastreamento via satélite e GPS eram as únicas ferramentas de tecnologia vistas como úteis para o setor. Nada surpreendente, visto que, apesar do investimento cada vez maior em sistemas de prevenção, roubos e assaltos nas principais estradas do país ainda acontecem.

Passaram-se anos e o mercado de TI se desenvolveu em ritmo acelerado, fazendo com que grandes empresas do setor de transporte priorizassem investimentos em novas soluções tecnológicas e eletrônicas, que são, atualmente, verdadeiros diferenciais de uma companhia ante sua concorrência, além de trazer ainda mais argumentos na hora de convencer novos clientes a fechar acordos de fretamento.

Garantir condições mínimas de segurança, traçando as melhores rotas e monitorando o posicionamento do veículo via GPS é apenas uma medida básica, dada as condições das estradas brasileiras, e adotada por quase todas as empresas do ramo. O que torna a implementação de ferramentas tecnológicas realmente otimizada é o investimento em soluções que ajudem na evolução as operações de sua companhia.

Gerenciamento de riscos por meio de inovações tecnológicas: uma solução para seus problemas

O processo de gerenciamento de riscos numa empresa de transporte de cargas perigosas é crucial para o sucesso da estratégia e da entrega. Entretanto é um processo que demanda muito tempo do gestor de operações da companhia, que poderia estar pensando em maneiras de aprimorar o serviço até atingir o nível de excelência.

Em vez disso, muitos gestores se veem tão focados em formas de manter a segurança das cargas e a pontualidade da entrega, que não conseguem se concentrar na elaboração de um planejamento de sucesso. Assim, a possibilidade de acelerar os procedimentos mantendo o controle qualitativo sobre cada etapa do serviço ajuda os gerentes de operação a otimizar o tempo de monitoramento.

É o que acontece, por exemplo, quando a empresa implanta computadores de bordo e sistemas de câmeras embarcadas no veículo: o gestor de frotas pode saber se o motorista está dando carona irregular, desviando da rota previamente estabelecida ou sendo conivente com extravio de carga.

Redução de custos: investir agora para lucrar na frente

O primeiro impacto nas finanças causado pelo investimento em inovações tecnológicas é o custo de implantação. Por isso, a cada novo equipamento adquirido, algumas empresas desenvolvem processos graduais de instalações em suas frotas, Assim podem verificar o funcionamento, efetuar testes e avaliar se os resultados compensam o valor aplicado.

Felizmente, na grande maioria das vezes, a resposta é positiva e a melhoria nos processos é rapidamente percebida. Logo, o investimento inicial traduz-se na aquisição de potenciais novos clientes e na redução de custos imediatos com pessoal e recursos materiais.

Por exemplo: sistemas de computador de bordo propicia o monitoramento em tempo real da rota via integração com GPS, pela qual o gestor pode saber exatamente se o motorista está dando carona, desviando da rota estabelecida, se está conivente com extravio de carga, etc.

Finalmente, os tópicos citados representam melhorias que podem advir da implementação de inovações tecnológicas no transporte de cargas perigosas impactam diretamente a boa administração, propiciando mais segurança, redução nos custos,otimização das operações e agregando ainda mais valor a sua empresa e marca.

Se quiser saber ainda mais, baixe nosso e-book!

ebook Economia em frotas - Busvision

2 respostas

  1. jyjyjyjyjy@gmail.com
    mar 07, 2019 - 08:34 PM

    Trackbacks/Pingbacks
    1. Telemetria: inovação para revolucionar a gestão de frota

    • Telefone: 3456-2983

Trackbacks/Pingbacks

  1. Telemetria: inovação para revolucionar a gestão de frota