Gerenciamento de riscos no transporte de cargas: dicas essenciais

Gerindo riscos no transporte de cargas

O gerenciamento de riscos nas operações de transporte de cargas é fundamental para que sua empresa consiga reduzir custos e encantar seus clientes. Quanto menores forem os índices – pode acreditar – a vontade de fechar o acordo de fretamento com sua empresa será inversamente maior.

O que as grandes organizações já entenderam, é que o processo de gerenciamento de riscos não começa no carregamento do frete e termina com a chegada da carga a seu destino. Não! O verdadeiro gerenciamento de riscos já começa no recrutamento de sua equipe de colaboradores e continua no pós-venda, garantindo, assim, o controle de todo o processo de gestão, desde a abertura da garagem até a chegada do produto às instalações do cliente.

Continue a leitura e entenda como gerir o verdadeiro ciclo de gestão riscos nas operações de transporte. Vamos lá!

A prevenção de riscos começa no recrutamento

O processo seletivo de motoristas e colaboradores é um ingrediente fundamental para uma receita de gerenciamento de riscos de sucesso. Escolher o profissional mais capacitado do processo seletivo significa diminuir em quase 100% as dores de cabeça do futuro, como gastos oriundos de mau comportamento ou não cumprimento de orientações, aumentando os riscos de sinistros durante o transporte da carga, bem como processos por acidentes de trabalho.

Pensando nisso, montamos uma série de ações que podem ser incluídas no processo seletivo de sua empresa:

  • Teste psicológico;
  • Teste prático;
  • Período de treinamento;
  • Acompanhamento nas primeiras viagens.

E não pare por aí. Sempre que uma nova ferramenta, prática ou metodologia for implementada no segmento de transportes, atualize seus colaboradores por meio de cursos de capacitação. Quem sai ganhando é você e sua empresa.

O planejamento de gerenciamento de riscos no transporte de cargas

O gerenciamento de riscos propriamente dito pode ser dividido em quatro etapas:

  1. Identificação dos riscos;
  2. Análise dos riscos;
  3. Avaliação dos riscos;
  4. Tratamento para minimizar as possibilidades de acidentes e incidentes.

As fases de identificação, análise e avaliação dos riscos é feita da seguinte forma: considera-se o valor da carga, as condições do trajeto – qualidade das estradas e índices de violência – para, então, escolher a melhor equipe para execução da entrega.

A parte de tratamento corresponde ao reconhecimento e à implementação das soluções tecnológicas e medidas preventivas que poderão reduzir os riscos identificados. Para tanto, boas empresas de transporte de carga costumam utilizar as seguintes ferramentas:

  • Sistemas de rastreamento via GPS;
  • Monitoramento da frota via sistema de câmeras embarcadas ou DVR Veicular;
  • Escolta, se preciso;
  • Rotograma falado.

Não é um processo simples, afinal de contas, diversos pontos devem ser observados, como custos, segurança, monitoramento da equipe e do veículo e atendimento ao cliente.

Sendo assim, trata-se de uma ação que requer precisão cirúrgica para dar certo. Principalmente se considerarmos frotas de aproximadamente 100 veículos ou mais. Assim, as grandes companhias têm investido em inovações tecnológicas, de modo a facilitar o trabalho do gerente de operações da frota.

Soluções tecnológicas no gerenciamento de riscos

Os recursos tecnológicos permitem que sua empresa execute com rapidez e assertividade o processo de monitoramento dos colaboradores e do veículo, o que propicia, também, a redução de custos com eventuais danos à carga, multas ambientais e processos judiciais, conforme já mencionamos neste texto. Aliás, existem ferramentas capazes de diminuir consideravelmente os gastos em cada operação.

É o caso do computador de bordo, um dispositivo que concede informações sobre a quantidade de combustível consumida durante o trajeto e o número de freadas, por exemplo.

Com esses dados, você pode descobrir se o colaborador seguiu ou não as orientações de direção e entender a razão de tal comportamento, visando a melhoria por meio de treinamentos e descobrindo novas alternativas para tornar suas instruções mais claras.

Contudo, o gerenciamento de riscos enquanto processo operacional da empresa, não termina no momento em que um planejamento completo é traçado e o caminhão sai da garagem. Tampouco começa com a identificação de riscos.

Na verdade, a prevenção de riscos nunca é plena. Ela deve buscar sempre a redução dos índices de acidentes, furtos, multas e tudo o mais que “sugue” as reservas financeiras do negócio.

Descarregamento e atendimento: duas vias para o sucesso

Pode-se dizer que o descarregamento é a última parte do processo de gerenciamento de riscos. Afinal de contas, a carga já foi entregue e o serviço praticamente concluído.

Mas é aqui que começa o verdadeiro trabalho de identificação de eventuais falhas que tenham ocorrido durante o trajeto, reiniciando o ciclo de identificação de novos riscos, análise, avaliação e procura por ferramentas e métodos que possam minimizar problemas e maximizar ainda mais o desempenho.

Nessa etapa, é fundamental ouvir o que o cliente tem a dizer, além de conferir os relatórios gerados pelas soluções tecnológicas e pela avaliação do gestor de operações. O atendimento dará insights para mais correções, demonstrando que sua empresa se importa com a opinião do cliente e aumentando suas chances de fidelização. Nada mal, não é?

Agora, o que você achou do conteúdo? Gostaria de ler mais sobre como otimizar o gerenciamento de riscos da sua empresa? Então, confira outros textos do nosso blog!

Manual do Gestor de frotas

8 comentários em “Gerenciamento de riscos no transporte de cargas: dicas essenciais”

  1. Pingback: Transporte e logística: aliança para o sucesso do negócio

    1. Olá, Dirceu. Adoramos que você gostou do nosso blog post. Sinta-se a vontade de continuar navegando em nosso site =) Qualquer dúvida, só ligar (21) 3083-1937.

  2. Pingback: Caminhão roubado? 4 ações preventivas eficientes - Busvision

  3. Pingback: Caminhão roubado? 4 ações preventivas que realmente funcionam - Busvision

  4. Bom dia,

    Já tenho uma Empresa de analise e leitura informatizada de discos diagrama para cronotacografos e queria saber qual a documentação necessária para mim entrar nesta área tambem, pois faço Análise tecnica de roubo de cargas.

    1. Bom dia Manoel, ligue para (021)3083 1937 e fale com nossos consultores para mais informações.
      Att
      Equipe Roadvision

Comentários encerrados.

Rolar para cima