Como reduzir o prejuízo com roubos e perdas de carga?

Como reduzir o prejuízo com roubos e perdas de carga? Certamente, uma das questões que mais preocupam quem trabalha com o transporte de carga é o prejuízo gerado por conta de roubos, acidentes e outros fatores.

Como reduzir o prejuízo com roubos e perdas de carga é uma pergunta que assombra todo gestor de frotas.
Reprodução

Infelizmente roubos e perda de cargas são desafios que assolam tanto empresas prestadoras de serviço como quem
trabalha diretamente no transporte. Sendo assim, torna-se fundamental a prevenção.

O problema da perda de cargas

A perda de cargas é um dano que não afeta somente a economia do prestador de serviço como também é um complicador para a imagem da empresa. Estes reveses são potencializados quando se trata do transporte de alimentos perecíveis. Isso porque este tipo de carga requer cuidados e extrema atenção na hora de lidar com a logística.
Embora a situação seja preocupante, não há motivos para esperar o pior de mãos atadas. Ao contrário do que muitas empresas acreditam, é possível diminuir roubos e perda de cargas contando com certas medidas preventivas.

Como reduzir o prejuízo com roubos e perdas de carga? 4 itens importantes

Há dúvidas quanto a possibilidade de evitar os roubos e demais situações que possam comprometer a integridade da carga transportada, uma vez que o processo logístico é bastante complexo e duradouro. Neste sentido, é relevante
considerar que ele envolve desde o recebimento da carga para transporte até o momento em que ela é entregue à outra empresa. Manter a qualidade dos produtos, manter a carga a salvo e evitar prejuízos é possível. Para isso, basta seguir alguns conselhos:

 Rastreio da carga

Uma das formas mais efetivas de reduzir o impacto dos roubos e perda de
carga é fazer o rastreamento. Sem dúvidas, rastrear a carga é uma tarefa
importante independente do porte da transportadora. Esta missão permite
acompanhar a trajetória da carga e suprime as chances de ocorrerem desvios,
saques e roubos.

 Utilização da tecnologia

A adoção da tecnologia no monitoramento de cargas é fundamental para as empresas dedicadas à prestação deste tipo de serviço. Através do uso de equipamentos tecnológicos é possível acompanhar a carga, ver onde ela se encontra, delimitar a rota. Além disso, permite aumentar as chances da carga chegar ao destino.

 Priorização da equipe de transporte

O transporte de cargas depende também do componente humano. Uma equipe ciente da sua importância no transporte de carga é indispensável para assegurar que os elementos transportados cheguem ao destino. Contar com
motoristas treinados, responsáveis e com sólida experiência é um importante diferencial para a empresa de transporte. Além disso, motoristas com tais características reduzem as possibilidades de roubos e perdas de carga.

 Regras são fundamentais

Dar liberdade aos colaboradores e parceiros é importante para que as empresas criem vínculos sólidos. No entanto, há situações que demandam um pouco mais de rigidez e cuidado tal como o transporte de carga. A geração de regras e o cumprimento das mesmas é indispensável para quem deseja reduzir as chances de roubos e demais eventos que ocasionem a perda da carga. As regras servem para que o componente humano tenha consciência da sua função e que possa ser gerado um padrão de qualidade.

Manutenção da frota: A importância para o sucesso da entrega da carga

Os imprevistos tais como problemas técnicos nos meios de transporte são frequentes e podem ser fatores facilitadores de roubo de carga. Isso porque ao ficar parado, as chances de ocorrência de roubos por conta da facilidade de acesso aumentam de forma expressiva. Por isso, é fundamental assegurar que a frota conta com a devida manutenção.
Além dos roubos, outro fator que interfere na qualidade e integridade da carga são os acidentes. Quando se trafega com baixa performance, é possível que o caminhão sofra algum evento do tipo e ocorra a perda de carga. Além disso, a baixa performance também pode ocasionar a perda de carga por deterioração de produtos.
Seja pelo motivo que for, é indispensável evitar essas situações. Isso é possível priorizando a manutenção da frota.

4 características fundamentais

Em suma, evitar a ocorrência de roubos e perda de carga é possível. No entanto, para que isso aconteça é indispensável o cuidado com quatro aspectos fundamentais: tecnologia, rastreamento, componente humano e
adoção de regras de transporte. Também é fundamental que a empresa compreenda a demanda pela manutenção da frota. Estes componentes unidos são poderosos aspectos que diminuem as chances da carga sofrer avarias ou
ser completamente perdida.
Quer saber mais informações sobre o transporte de cargas? Acesse o blog da Roadvision e confira mais matérias sobre o assunto!

Rolar para cima