Monitoramento de frotas: dicas de como ganhar a confiança da sua equipe

Monitoramento de frotas, como implantar e manter a confiança da sua equipe? É uma pergunta que todo gestor deve fazer para otimizar o trabalho. O monitoramento não é nada mais que uma tentativa de ter mais controle de suas operações, reduzir custos e aumentar a rentabilidade.

Monitoramento de frotas, saiba 7 dicas para melhorar o relacionamento com sua equipe ao implantá-la.
Reprodução

Porém, alguns gestores ainda se preocupam como esta mudança irá impactar a confiança do time. Elaboramos 7 dicas para assegurar que este processo evolua de uma forma positiva:

1. Explique claramente como funciona o monitoramento de frotas

Muitas vezes as pessoas não querem usar uma nova tecnologia porque não entendem como ela funciona. Explicar claramente quais informações serão medidas fará com que o sistema seja, de fato, mais eficaz, e manterá a motivação do time alta.

2. Enfatize a segurança no trabalho

Com mais informações dos seus veículos, você saberá quando fazer manutenções preventivas, diminuindo o risco de falhas mecânicas e de possíveis acidentes envolvendo seu time. Todo mundo sai ganhando com veículos bem cuidados!

3. Mais comunicação, menos distração

Ligar para o celular do motorista enquanto ele está na rua atrapalha a sua produtividade e a sua segurança. Com um sistema de monitoramento você sempre saberá onde o motorista está, acabando com a necessidade de ligações incessantes. Basta explicar ao seu time que este sistema resultará em menos ligações do chefão.

4. Escute as preocupações

É fundamental escutar as preocupações dos funcionários sobre o novo programa. Esclarecer dúvidas deixará a comunicação mais aberta e auxiliará o alinhamento entre motoristas e gerentes.

5. Reconheça um bom trabalho

Com um sistema de gerenciamento de frotas, é possível saber o quão bem os seus motoristas estão dirigindo. Assim você vai ter funcionários mais felizes e motivados, mostrando para o seu time que bons motoristas são sempre recompensados.

6. Explique os ganhos da empresa

Explicar claramente porque o novo programa é importante para a empresa e como ela pretende usar o dinheiro poupado para investir em outras áreas.

7. Mostre os ganhos

Depois de ter implementado o sistema, mostre para eles os ganhos reais! No final das contas, o monitoramento da frota facilitará o trabalho do gestor e dos próprios funcionários.

Um sistema de gestão de frotas e monitoramento embarcado pode aumentar muito a eficiência da sua frota mas só se seus funcionários colaborarem com ele.

Fonte: Cobli

 

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre como otimizar a performance da sua empresa de transporte e ter sucesso!

CTA para Manual do Gestor de Operações - Roadvision

Rolar para cima