10 diferentes capacitações que você precisa exigir de seus motoristas

10-capacitações-exigir-motoristas

Formar uma equipe de motoristas muitas vezes é uma tarefa um pouco mais complexa do que se imagina. Ser responsável e pontual é uma característica valiosa em um profissional do segmento de transporte de passageiros, mas a necessidade de especializações e reciclagens, através de cursos e treinamentos, é importante para garantir a confiança e o profissionalismo que a empresa precisa. E, para ajudar, enumeramos as 10 diferentes capacitações que você precisa exigir de seus motoristas!

Conheça as capacitações mais importantes que um motorista deve possuir

Motoristas com um maior grau de especialização podem trazer benefícios para a empresa tais como a redução de custos por roubos e furtos e uma melhor utilização dos veículos para maior durabilidade. Conheça as certificações!

1. Políticas de segurança, saúde e meio ambiente

As políticas de segurança, tanto as da profissão quanto as estabelecidas pela empresa, devem ser exigidas de um motorista para permitir o engajamento dele de acordo com os padrões da organização para reduzir o risco de perdas. Essa capacitação foca no treinamento para a prevenção de acidentes que possam gerar danos à empresa, à vida e ao meio ambiente.

2. Treinamento operacional em simuladores

Cada modelo de veículo tem suas próprias características e padrões de uso. É muito importante que um motorista saiba lidar com o principal instrumento de trabalho de forma correta e segura com o intuito de melhorar a produtividade da empresa. Essa capacitação poderá tornar o motorista um instrutor para os demais funcionários que componham a equipe de profissionais.

3. Simulação de emergências

Sabemos que prevenir é melhor que remediar para evitar acidentes, mas existem situações em que se torna inevitável. O motorista precisa saber conduzir a situação da melhor maneira possível a fim de reduzir danos, preservar a vida e o meio ambiente. O treinamento envolve exercícios de situações emergenciais, em transporte de passageiros, e também para o transporte de carga considerada perigosa.

4. Curso de direção defensiva

O curso é voltado para os motoristas de transporte de passageiros e carga que visa um treinamento para a mudança dos hábitos inadequados ao volante. A capacitação inclui a parte teórica e aulas práticas necessárias ao aprendizado. O motorista passa por avaliações com relação à aplicação dos conceitos de direção defensiva para eliminar qualquer tipo de “vício” que possa ter ao volante e por em risco a segurança do transporte.

5. Certificação SASSMAQ

A habilitação, segundo as normas SASSMAQ, é muito importante para ser exigido de um motorista. A certificação é concedida mediante treinamento e avaliação que confere ao profissional as habilidades em proporcionar um transporte seguro e de qualidade para cargas e passageiros. Ainda treina a redução de riscos envolvidos nos processos que envolvam a manipulação de produtos químicos.

6. Habilitação nas normas Transqualit

Trata-se de um sistema de gestão de qualificações de motoristas para empresas de transporte. Essa capacitação torna o motorista ciente de seus direitos e obrigações perante a empresa de transporte contratante. É um curso muito útil para ser exigido, pois educa o profissional permitindo um maior entendimento sobre as questões jurídicas que envolvem a profissão.

7. Gerenciamento de riscos

A capacitação em gerenciamento de riscos não deve ser uma exigência exclusiva da equipe de gestão de frotas. É um curso que o motorista vai precisar ter para conhecer e controlar os riscos que envolvam uma operação de transporte de cargas e passageiros da empresa. Dessa forma ele poderá atuar também como um especialista na segurança do trabalho.

8. Curso MOPP

Em parceria com o DETRAN, o curso MOPP é oferecido a motoristas que desejam obter uma certificação de transporte seguro para cargas e passageiros. O curso e treinamento são muito valiosos para o motorista e importante para a empresa contratante ter a certeza de integrar à equipe um profissional competente.

9. Curso sobre a resolução 168

O curso sobre a resolução 168 é indispensável para o motorista que queira tornar-se um profissional competitivo no mercado de trabalho. Ele visa a reciclagem do profissional quanto as normas e procedimentos vigentes com relação ao transporte de cargas e passageiros de forma segura e confortável.

10. Ética pessoal e profissional

A conduta de um profissional pode ser medida de acordo com os comportamentos apresentados de forma individual, ou na coletividade, e é uma das maiores preocupações das empresas de transporte atualmente. O motorista deve ser capacitado para saber se portar diante de situações que exijam dele a confiança necessária que a empresa precisa. A capacitação em ética pessoal e profissional pode ajudar a reduzir os custos com roubos e furtos e melhorar a produtividade da empresa.

Aproveite essas dicas para formar uma equipe de motoristas profissionais que vão contribuir para o desenvolvimento da sua empresa de transporte.

Gostou destas dicas? Deixe sua opinião nos comentários! E para mais artigos sobre vigilância e monitoramento de ônibus, continue acompanhando nosso blog!

E-Book Grátis: 10 problemas que fazem sua empresa de ônibus perder dinheiro (e como evitá-los)

17 comentários em “10 diferentes capacitações que você precisa exigir de seus motoristas”

  1. Pingback: 4 Dicas de Manutenção de Veículos para sua Frota de Ônibus

  2. Pingback: Quais os Erros Comuns de Motoristas de Frotas de Veículos?

  3. Pingback: 4 Gastos com Frotas de Ônibus que Você não Percebe

    1. Olá, Joais.

      Agradecemos seu interesse em nosso blog post! Fique à vontade para navegar em nosso blog.

      Se precisar de alguma ajuda quanto as soluções que comercializamos, entre em contato: (21) 3083-1937

      Equipe Busvision/Roadvision

    1. Olá, Erivaldo. Ficamos felizes pelo seu interesse em nosso blog post. Continue navegando em nosso blog, temos muitos conteúdos que podem te interessar. Qualquer dúvida ou interesse em nossa solução entre em contato Abçs, Equipe Busvision/ Roadvision.

  4. Pingback: 4 práticas eficazes na logística de transporte de cargas

  5. boa tarde meu amigo gostaria de saber onde tomar alguns destes cursos citado acima moro em sao paulo capital zona sul

    1. Olá, Elton. Infelizmente não temos nenhum curso para indicar. Trabalhamos com monitoramento embarcado com câmeras. Abçs, Equipe Roadvision/Busvision.

  6. Felipe Rodrigues Hannickel

    Boa noite! O meu Nome e Felipe e sou motoristas de onibus (Escolar, fretamento e turismo) aqui em Sorocaba. Eu gostaria de saber Como eu posso fazer esses cursos aqui nessa regiao? Desde ja muito obrigado…

    1. Bom dia, Felipe. Como vai? Não ministramos cursos. Estes posts são informativos. Atenciosamente, Equipe Busvision/Roadvision.

  7. Dia , 15 /04 /2017
    Boa tarde ; Eu Paulo istou procurando me especializar em um curso voltado para área de transporte de cargas perigosas , e que me de um retorno também muito bom na parte de remuneração salarial , graças a deus fui contemplado p/ fazer o curso MOPP pelo SEST SENAT , e depois vou se deus assim permitir trocar de categoria por essa grandiosa instituição procurando melhoras na parte financeira .

  8. Bom dia!
    Gostaria de tirar uma duvida sobreao MOPP, quando o motorista faz o transporte com o ajudante, o ajudante também te que ter MOPP? Durante uma entrega na empresa, questionamos ao motorista, a falta de ajudante. O motorista respondeu que não trouxe, porque o ajudante, também tem que ter MOPP

    Atenciosamente,
    Carlos Parente
    [email protected]

    1. Bom dia, Carlos. Como vai? Nossas soluções são monitoramento embarcado em ônibus e caminhões. Sugerimos que procure uma empresa especializada nesta questão. Abçs, equipe Busvision/Roadvision.

  9. Alexandre dos santos pereira

    Para mim foi de grande utilidade esta informações porque eu graças a deus eu estou bem preparado para esta função de motorista

Comentários encerrados.

Rolar para cima