DVR para frota de caminhões: as maiores inovações do mercado

DVR para frota de caminhões é item imprescindível atualmente nas empresas. Hoje em dia, criar estratégias para evitar imprevistos é essencial para ter uma boa saúde financeira na sua empresa. Isso tem ainda mais importante no segmento de transporte terrestre de mercadoria no Brasil.

 

DVR para frota de caminhões é uma inovação tecnológica que vai aumentar a performance dos seus carros e consequentemente aumentar seus lucros.
Reprodução

Esse cuidado prévio não se limita ao tempo de viagem e definição de rota. Na verdade, os caminhoneiros e empresários precisam ter atenção extra devido aos riscos de roubos de carga no país. De acordo com levantamento da FreightWatch International, o Brasil é o campeão nesse crime, no planeta!

A partir daí, as despesas para assegurar a conservação de seus caminhões pode corresponder até 15% do lucro bruto. Mas, o problema não está apenas na criminalidade, os acidentes também podem diminuir os ganhos corporativos neste nicho.

Conforme informações da Associação de Despesas de Veículos (Agev), acidentes variados custam doze vezes mais do que os roubos de cargas. Isso indica a necessidade de contar com sistemas de monitoramento e ferramentas para que a mercadoria seja entregue corretamente.

Deste modo, a colocação de um sistema de câmeras de monitoramento estratégico é cada vez mais recorrente nas frotas. Essa atitude tem a capacidade de diminuir os índices alarmantes para os empresários e tranquilizar as suas equipes de entregas. Mas, esta não é a única opção!

Inovações do mercado de DVR para frota de caminhões

Conforme a Agev, esses utensílios de prevenção a crimes e fraudes não podem ser encarados como despesas. Mas, como uma forma de investimento para conservar a sua frota intacta e seus profissionais em dia com o planejamento logístico.

1 – Monitoramento da frota por GPS

No segmento de DVR para frota de caminhões, essa forma de fiscalização ajuda a diminuir os custos e elevar a produtividade. Isso porque auxilia a impedir perdas durante viagens em qualquer ponto do território nacional. A empresa obtém praticidade e velocidade, que resulta no aumento de seus lucros.

Além disso, esse sistema pode até registrar infrações internas. Quando o motorista ou outro funcionário efetua algo ilegal, ele é facilmente identificado e penalizado. A possibilidade de sofrer algum golpe e/ou fraude cai drasticamente por causa da chance de solucionar a questão a distância.

2 – Descarregamento de imagens em tempo real

O repasse de imagens e dados em tempo real por WiFi está ganhando cada vez mais espaço. Sendo assim, esse método chega para substituir o modo manual com encaminhamento por pen drive. Todos os envolvidos conseguem otimizar o planejamento de viagem.

Outra vantagem é que o período parado na garagem para fazer o encaminhamento das gravações também é reduzido drasticamente. Toda a operação fica mais rápida, inclusive a comunicação. O contato entre empresa e equipe na estrada ganha em eficiência ao melhorar a sua precisão.

3 – Softwares de gestão de frotas

Embora seja uma opção disseminada nas grandes cidades brasileiras, a presença de programas de gestão de frotas é ainda uma tendência. Essas ferramentas acabam com a maioria dos mecanismos e monitoramentos manuais.

Além disso, essas ferramentas podem repassar levantamentos vinculados as despesas, o rendimento e o estado de conservação dos veículos. Sendo assim, a companhia tem a possibilidade de diminuir a taxa de falhas nas suas estatísticas, avaliando tudo o que foi captada pelo sistema.

Isto é, o gestor tem a possibilidade de verificar se o motorista está concedendo uma carona não autorizada. Dá para checar se ocorreu algum desvio do caminho definido antecipadamente ou se está apoiando algum extravio de mercadorias.

A partir desta avaliação geral, é possível efetuar um controle aprofundado de todos os requisitos: financeiros, operacionais, logísticos e mão de obra. A boa notícia é que, na maioria dos casos, a avaliação tende a ser positiva e resultando no aprimoramento dos processos internos.

A curto e médio prazo é perceptível uma evolução geral. O investimento inicial se converte na conquista de novos clientes e na distribuição adequada de recursos com equipe de trabalho e material.

No fim das contas, a implantação de novidades tecnológicas de DVR para frota de caminhões se traduz em uma influência direta e na corporação. Essa modernização vem acompanhada de mais segurança, rapidez nas operações e agregando valor a companhia e a sua marca

Rolar para cima