Câmera de Ônibus como Ferramenta de Combate ao Crime

Quanto de prejuízo a sua empresa contabilizou no último ano decorrente de assaltos a ônibus?

Os números crescentes da insegurança são alarmantes e, em especial, o número de assaltos cresce assustadoramente nos grandes centros urbanos. O Diário de Pernambuco, por exemplo, publicou uma matéria em que apontou os seguintes dados:

“segundo o Grande Recife Consórcio de Transportes, somente entre janeiro e novembro de 2015, 770 ônibus foram assaltados na Região Metropolitana. Das 394 linhas em circulação, 237 foram alvos de investidas criminosas. Se compararmos com o mesmo período do ano anterior, 2014, quando foram registrados 466 casos, percebemos um crescimento de 57% no índice“.

Em outras regiões do Brasil, a situação não é diferente: de Teresina a Porto Alegre, vemos como é cada vez mais desafiador para as empresas oferecer um transporte público de qualidade.

Para o passageiro, então, nem se fala. Nas imagens abaixo, ocorridas em Linhares, no Espírito Santo, nós vemos o destino trágico de mais uma vítima da violência urbana:

Infelizmente, casos com desfechos tristes como estes são cada vez mais comuns. Passageiros apavorados, empresas de ônibus importantes, segurança pública ausente, etc. Mas como agir em meio a este cenário caótico?

 

As perdas para as empresas de ônibus

Os problemas com essa onda interminável de assaltos a ônibus pelo Brasil não impactam só na segurança pública, mas terminam impactando profundamente a economia e saúde financeira das empresas de ônibus, que perdem em 3 frentes:

  • Perdem uma boa fatia da própria receita em razão dos roubos, que são cada vez mais frequentes.
  • Perdem tempo e recursos em processos judiciais de passageiros revoltados, que não entendem que a empresa também é um vítima (Não acredita que isso aconteça? Então confira aqui essa discussão).
  • E, principalmente, perdem a confiança dos passageiros, manchado a imagem das linhas como “perigosas”, fazendo com que a população recorra a outros meios de transportes.

Sabendo que não podem contar com as políticas públicas de segurança para combater o crime, cabe aos empresários e gestores de empresas de ônibus procurar novos meios de atenuar todos esses prejuízos. Nesse cenário, cresce a importância da tecnologia como um poderoso aliado das empresas de ônibus, uma vez que empresas especializadas desenvolvem novas soluções continuamente para diminuir o prejuízo e combater a evasão de receita decorrentes da criminalidade.

 

Como a tecnologia pode ajudar empresas de transporte público?

As câmeras de ônibus são uma das principais ferramentas das empresas para combater a criminalidade e um dos dispositivos tecnológicos que mais pode combater a evasão. Com o monitoramento contínuo da equipe, outros tipos de prejuízo (como a má fé de motoristas e cobradores, como já mostrando aqui no blog) são evitados. As câmeras de segurança também propiciam:

  • A atender aos requisitos legais (no caso de municípios que exigem câmeras veiculares na frota de transporte urbano);
  • Em conjunto com o um software de gestão de imagens eficiente, controlar as ocorrências de fraude, de gratuidades, depredação, entre outras que podem ocorrer;
  • Registrar as imagens para auditoria, controle e combate à evasão de receitas;
  • Auxílio ao setor de atendimento a reclamações dos passageiros, aumentando a retenção e fidelidade;

Enfim, a tecnologia para empresas de transportes avança cada vez mais, e valorizar as câmeras de ônibus é um importante passo não só para combater a onda de criminalidade e assalto a ônibus, mas também para propociar mais qualidade e sensação de segurança aos passageiros (além de uma série de outros benefícios para a sua empresa).

E para saber mais?

Assaltos a ônibus e outros crimes são apenas um dos 10 Problemas que Fazem sua Empresa de Ônibus Perder Dinheiro. Por conhecermos de perto as dificuldades das empresas de ônibus para combater a evasão de receitas e manter as contas no lugar, elaboramos esse e-book. Se quiser saber quais são os outros 9 problemas (e como evitá-los!), baixe gratuitamente nosso material:

CTA_E-BOOK_10-problemas-que-fazem-sua-empresa-de-onibus-perder-dinheiro

Se precisar de mais informações, entre em contato!

Rolar para cima