Conheça o Sistema ADAS e seus benefícios para Gestão de Frota

É notório que integrar o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS) à gestão de frota é um passo crucial para garantir a segurança e eficiência das operações.

Em primeiro lugar precisamos entender que esta tecnologia opera captando e processando imagens do ambiente externo do veículo por meio de uma câmera instalada no para-brisas, proporcionando uma visão proativa e inteligente na assistência ao motorista.

Mas o que o ADAS pode proporcionar para a sua frota?

Alertas Antecipados em Situações de Risco:

Com base em variáveis como velocidade, distância em relação a outros veículos, acostamento, faixas de sinalização e obstáculos, o ADAS calcula a aproximação e gera alertas ao motorista quando detecta situações de risco que ultrapassam os parâmetros de segurança estabelecidos.

Este sistema identifica os riscos antes mesmo de o condutor perceber o potencial de acidente, agindo proativamente.

  1. Proximidade de Objetos, Veículos ou Pessoas:
    • Ao monitorar constantemente a distância entre o veículo e outros elementos na via, o ADAS emite alertas ao motorista quando identifica uma proximidade abaixo do considerado seguro, com gravação de vídeo enviado para a plataforma de monitoramento.
  2. Risco de Colisão Direta:
    • O alerta é acionado quando o sistema identifica um risco iminente de colisão direta, alertando o motorista e enviando um vídeo para a plataforma de monitoramento proporcionando uma visão clara do incidente.
  3. Desvio de Faixa sem Sinalização Adequada:
    • Alerta o condutor quando detecta desvios de faixa sem o uso de sinal de seta, contribuindo para a segurança em rodovias. O sistema grava um vídeo que é enviado para a plataforma , registrando o comportamento do motorista.

Registro Detalhado de Eventos Críticos:

Além de alertar o motorista, o ADAS garante o registro dos eventos de risco com vídeos curtos gravados antes e depois do incidente. Esses registros são valiosos para análise posterior e podem ser fundamentais em eventuais ações corretivas ou para aprimorar a segurança da frota.

Caso tenha interesse em monitoramento veicular e queira tirar dúvidas, entre em contato com a nossa consultora.

Conheça a www.roadvision.com.br

Rolar para cima