O checklist definitivo de DVR para caminhões

O controle do sistema de DVR para caminhões é essencial para oferecer a otimização nas questões logísticas e econômicas. A empresa que for capaz de executar esse procedimento obterá melhores resultados e, consequentemente, ganhará mais informação para suas análises.

Esse cuidado é indispensável para calcular o trajeto efetuado por cada veículo da companhia e seu respectivo desempenho. Isso não permite que caminhos mais longos ou que exigem gasto maior de combustível sejam tomados sem supervisão. Por consequência, se gera uma economia significativa.

Outra questão positiva desencadeada por essa vigilância é a segurança. Ter acesso a localização exata da frota auxilia na manutenção de um controle efetivo. Da mesma forma, as mercadorias levadas também são acompanhadas de muito perto, impedindo qualquer dano e/ou fraude no caminho.

 

DVR para caminhões: como fazer o check list definitivo para otimizar seu trabalho.

Reprodução

Checklists para gestão de DVR para caminhões sem falhas

De modo geral, o cotidiano em uma transportadora é uma eterna corrida contra o tempo. As demandas são inúmeras e o prazo tende a ser reduzido. Isso porque os clientes não gostam de aguardar. Assim, o sistema automatizado do DVR para caminhões auxilia na redução de falhas operacionais. Vamos lá?

1 – Reconhecimento do caminhão

2 – Data da verificação

3 – Unidade da companhia

4 – Lista de itens aprovados e não aprovados

5 – Prioridades

6 – Nome e rubrica do inspetor

7 – Nome e rubrica do motorista em questão

Entrega e saída do caminhão

Inicialmente, é preciso levantar uma lista com tudo que o veículo necessita obter para efetuar esse trabalho. Normalmente, essa lista de prioridades tende a mudar de um trabalho para o outro.

Assim, o checklist precisa abranger a documentação para conduzir os produtos, a verificação de combustível, os itens de segurança, entre outros. Antes de iniciar a viagem, refaça essa checagem para ter a certeza de que nada foi esquecido ou modificado no veículo.

Vistoria das condições veiculares

É essencial efetuar uma revisão antes de pegar a estrada. Por isso, é indicado repassar todos os pontos relevantes de checagem para não perder muito tempo. Com tudo em perfeito estado, é possível dar continuidade aos procedimentos para liberação da entrega:

1 – Pressão de pneus;

2 – Condições do filtro de óleo;

3 – Óleo lubrificante;

4 – Filtros de ar;

5 – Caixa de câmbio;

6 – Rolamentos;

7 – Suspensão;

8 – Outros itens

Verificação dos itens de segurança

Esse cuidado deve acontece antes de todas as viagens e uma vez a cada sete dias. Afinal, a transportadora realizou um investimento para adquirir o sistema de DVR para caminhões e tudo precisa funcionar perfeitamente.

Além disso, esse software é imprescindível para assegurar a integridade da mercadoria, do veículo, do motorista e de outros profissionais envolvidos.

1 – Botão “Reset”

2 – Trilhos de instalação

3 – Câmeras veiculares

4 – Cabos

5 – MDVR Sysplanar

6 – Pico PSU

7 – Riser card

8 – Watchdog

9 – LEDs

10 – Adaptador RAM

11 – Vídeo Planar

12 – Pico PSU

13 – Adaptador RAM

14 – Vídeo Planar

15 – Riser card

16 – Watchdog

17 – MDVR Sysplanar

Apuração e interpretação dos dados

Ao checar que tudo está em pleno funcionamento, você precisa se ater aos dados para encontrar novas ideias e práticas. Isso tudo para que seja possível encontrar formas de diminuir as despesas e aprimorar o método de logística de sua organização.

Portanto, é essencial mensurar as informações obtidas a cada viagem. Isso tem a ver com o monitoramento do gasto de combustível. Neste exemplo, você deve apurar a distância realizada e o consumo completo.

Com essas informações em mãos, dá para saber se ocorreu alguma falha no planejamento gasto acima do normal. O fato é que esse tipo de interpretação de dados deve ser feito antes, durante e após cada viagem concluída pela empresa. Aos poucos, a diferença pode ser notada nas finanças.

Visando sempre reduzir as despesas para aumentar a sua competitividade, o gestor necessita acompanhar todos os dados. E do procedimento em geral. Busque sempre otimizar esse monitoramento da frota com metas reais. Tudo para assegurar durabilidade veicular e lucratividade para a empresa.

Todos os nossos equipamentos são desenvolvidos e testados em nossa empresa, entre no site e confira a melhor solução para monitoramento de caminhões e gestão de frotas.

Envie um comentário