Estudante de Macaé desenvolve sistema de ônibus inteligente

O estudante de engenharia Lucas Peixoto do Santos de 18 anos, da cidade de Macaé no RJ, conquistou o terceiro lugar na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia desenvolvendo um sistema de ônibus inteligente.

Projeto Pointe Pontos de Ônibus Inteligentes
Projeto Pointe: Pontos de Ônibus Inteligentes

Um sistema de Ônibus Inteligente

O projeto desenvolvido, chamado de “Pointe” (Ponto de Ônibus Inteligente), objetiva melhorar a qualidade nos serviços de transporte público, com foco no ônibus, através de um modelo ITS (Sistema de Transporte Inteligente).

Observando os problemas cotidianos encontrados pelos passageiros de transportes públicos, e que também impactam milhares de pessoas todos os dias, o estudante desenvolveu o modelo que pode ser implementado na frota de ônibus, em um ponto de ônibus novo ou em forma de totem, em pontos existentes.

Com o sistema, os passageiros poderiam selecionar linhas de ônibus que estão esperando, para que o motorista saiba que há alguém esperando pelo ponto antes mesmo de chegar a ele. Desta forma, evita-se que o motorista tenha que buscar contato visual com o passageiro quando estiver chegando ao ponto!. Além disso, o programa oferece aos usuários informações sobre as linhas de ônibus que se aproximam dos pontos permitindo a seleção prévia das paradas dos veículos, saber o tempo em que o ônibus chegará ao ponto e identificar veículos adaptados para deficientes físicos.

Para saber mais sobre o projeto de Lucas, acesse o site do projeto: www.pointe.com.br

O que fazer, enquanto não chega ao mercado?

Apesar de ter ganho o prêmio, há um intervalo muito grande entre a criação e a implementação em massa deste sistema de ônibus inteligente. Neste contexto, o que VOCÊ, gestor de frotas de ônibus pode fazer?

Há uma série de soluções tecnologias que podem ajudar a sua empresa a aumentar o faturamento e reduzir a evasão de receita. Confira algumas das mais importantes formas em nosso ebook:

Como-combater-a-evasão-de-receitas-em-empresas-de-ônibus-utilizando-câmeras-embarcadas

Rolar para cima