A Importância da Câmera Externa para Monitoramento de Ônibus

câmera externa para ônibus
Veja neste post como uma Câmera Externa para Monitoramento de Ônibus pode ajudar a sua empresa.

 

O monitoramento da frota é muito importante no contexto gerencial da empresa. Será a partir deste que conseguiremos registros de crimes e infrações de trânsito (essenciais para o controle das operações e geração de provas que evitem processos judiciais). Soma-se a isso a necessidade de acompanhar as rotas do ônibus em tempo real, bem como coibir possíveis danos à frota e evasão de receitas.

Diante desse cenário, cabe ao gestor ter uma visão mais ampla dos custos envolvidos e adotar equipamentos que possibilite evitá-los, tais como câmeras externas e sistemas de DVR Veicular. A seguir, conheça a importância de dispor destes equipamentos no veículo e como isso pode trazer benefícios para a sua empresa.

Redução de roubos e vandalismo

Nos últimos meses, o número de assaltos a ônibus em todo o país cresceu a níveis alarmantes. No Distrito Federal, 250 crimes foram registrados em abril deste ano contra 177 no mesmo período de 2014, segundo balanço da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social. E no Rio de Janeiro, somente na capital, 1220 coletivos foram alvos dos criminosos no primeiro trimestre, de acordo com o Instituto de Segurança Pública.

E isso demonstra a necessidade das empresas de transporte coletivo investirem em sistemas de segurança, tais como sistemas de DVR Veicular. O monitoramento não só coíbe a ação de criminosos, como dá à empresa imagens em alta definição para a identificação dos responsáveis.

Além disso, a vigilância externa contínua permite a gravação de atos de vandalismos, tais como pichações e quebra de vidraças do veículo. De acordo com diversas reportagens realizadas pelos veículos de mídia, inúmeras câmeras externas embarcadas flagraram atos de vandalismo em ônibus no período do carnaval. As imagens capturadas foram analisadas pela perícia criminal e ajudaram na identificação dos jovens que participaram da ação.

Registro de acidentes e infrações de trânsito

Os acidentes, em sua maioria, causam enormes prejuízos para as empresas de ônibus. Além dos gastos com a perda total ou conserto do veículo, os mesmos geram inúmeros processos judiciais por parte de pedestres e outros condutores.

Muitos destes vêem o acidente como uma ótima oportunidade para ganhar somas de dinheiro através de indenizações, e acabam acusando a companhia com base em testemunhos falsos. E em muitos casos, o motorista é apontado como o principal culpado pelo acidente, mas somente com uma câmera externa é possível ver se ele cometeu alguma infração de trânsito, como trafegar em via errada, ultrapassar o semáforo, exceder a velocidade permitida ou dormir no volante.

Com as imagens gravadas, a companhia pode saber o que realmente aconteceu no momento do acidente, e provar sua inocência e a do motorista na Justiça, evitando perdas em seu faturamento. É importante ressaltar que, dependendo do equipamento de gravação escolhido pela empresa, o investimento será mais baixo ou mais elevado.

De qualquer maneira, o primeiro caso de acidente solucionado pelas imagens de alta resolução já é capaz de justificar a verba investida no mesmo. Portanto, o investimento será devidamente preservado, sem quaisquer perdas financeiras.

 

Você já adotou uma câmera externa para monitorar acidentes, infrações e vandalismos? Que benefícios ela gerou para a sua empresa e ao veículo? Conte para a gente nos comentários!

E-Book Grátis: 10 problemas que fazem sua empresa de ônibus perder dinheiro (e como evitá-los)

 

Rolar para cima