2014 é o "Ano do Ônibus" em Londres. Saiba o motivo!

Objetivo é homenagear o veículo que é símbolo histórico e solução para a mobilidade dos ingleses

Ônibus de dois andares em Londres

O prefeito de Londres, Boris Johnson, declarou 2014 como o “Ano do Ônibus.” O objetivo de Boris é homenagear o passado e celebrar a importância dos ônibus de dois andares no presente e para o futuro na mobilidade dos ingleses. Os ônibus vermelhos de dois andares são símbolos históricos de Londres ao lado das cabines telefônicas e dos táxis pretos.

Os ícones maiores foram os “Routemasters”, que desde os anos de 1950 marcam a paisagem londrina.Pela nova realidade dos transportes, o Routemaster teve de ser modernizado. Ele ganhou novos equipamentos de segurança, não permite mais o embarque e desembarque pela traseira em movimento da mesma forma que o modelo anterior e teve o visual renovado, sem perder as linhas tradicionais.

Londres, apesar de ter um metrô reconhecido mundialmente, tem uma das maiores redes de ônibus que se conectam ao sistema metroferroviário.

Os ônibus em Londres são considerados essenciais para a mobilidade na região. Alguns símbolos da história do ônibus serão relembrados nas comemorações do Ano do Ônibus, como:

  • O aniversário de 60 anos da circulação do primeiro Routemaster.
  • O aniversário de 75 anos do antecessor do Routemaster, o RT-Type
  • Aniversário de 100 anos do envio de mais de duzentos ônibus londrinos para os campos de batalha na Linha de Frente da Primeira Guerra Mundial.

Na linha 9, veículos especialmente decorados com temas históricos e remetendo o futuro dos transportes vão celebrar a memória, as perspectivas da mobilidade e a melhoria de qualidade de vida pelas redes organizadas de ônibus.

Os veículos, por causa do entusiasmo do prefeito, são chamados popularmente de Borismasters.

Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.

E-Book 10 problemas que fazem sua empresa de ônibus perder dinheiro (e como evitá-los)

Rolar para cima