Transporte escolar em tempos de crise é lucrativo?

Trabalhar com transporte escolar pode ser lucrativo em tempos de crise? Pode. Desde que haja disposição para trabalhar duro.  

Investir em transporte escolar pode ser lucrativo.

Reprodução

De acordo com a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2015, a taxa de pessoas que empreenderam no Brasil foi de 39,3%, a maior dos últimos 14 anos. 

Antes de responder a esse questionamento é importante se fazer algumas perguntas, e o principal, ser sincero nas respostas. As principais são:

  • Existe demanda no seu bairro ou cidade?
  • Existe uma boa movimentação de pais e estudantes?
  • Existem cursos, escolas e outras instituições na área que você pretende atuar?

Se a resposta for sim para a maioria dessas perguntas, então, mão à obra.

Transporte escolar confortável e seguro

Quando os pais confiam o transporte dos seus filhos à uma empresa ou pessoa, eles contam que esse trajeto será realizado confortavelmente. E simultaneamente com total segurança, portanto, para que esse negócio seja realmente lucrativo é importante investir em melhorias nos veículos.

Ao se falar em conforto é essencial contar com um sistema de TV, ou até mesmo som ambiente, para ajudar a manter os estudantes entretidos, e calmos, durante o percurso. Além disso, a frota precisa seguir as especificações mínimas, e os veículos não podem ser muito antigos. A vistoria é algo obrigatório, e que precisa ser realizada com frequência.

Já no quesito segurança e incluem-se outras ferramentas, como, por exemplo, circuito interno de gravação. A segurança em diversas cidades brasileiras ainda deixa a desejar, portanto, atuar na prevenção de qualquer problema que possa comprometer a integridade física de alunos e colaboradores é muito importante.

,As câmeras instaladas precisam capturar imagens com o mínimo de qualidade. O ideal é que elas sejam coordenadas por uma pessoa na sede da empresa, o que garante maior autonomia ao perceber qualquer movimentação estranha.

Comprometimento e responsabilidade são palavras-chaves

O empresário precisa entender que ele está transportando o bem mais importante da família. Isso exige muita responsabilidade e comprometimento em todo o processo. Enquanto o estudante estiver dentro do veículo, a sua integridade física e emocional é de responsabilidade da empresa e do empresário.

Por esse motivo, para que o seu negócio se torne lucrativo é preciso investir também em mão de obra qualificada. Instrutores especializados no assunto, para dar esse suporte tanto no embarque quanto no desembarque, é quase uma obrigação.

Além disso, para saber se é lucrativo trabalhar com transporte escolar é importante saber se você e a sua equipe gostam de crianças e adolescentes, e se estão dispostos a fazer algumas concessões, se necessário. Vale também apostar em atividades secundárias se deseja investir nesse segmento. Isso é possível graças aos horários pontuais que essa atividade possui, ou seja, o veículo precisa estar à disposição apenas no horário de entrada e saída dos estudantes. Nesse intervalo ele pode ser usado para realizar outra atividades.

Diferenciais ajudam a ter mais lucro

Existe uma concorrência nesse segmento, o que é perfeitamente normal, mas se você deseja realmente ter lucros é obrigatório investir sempre em novidades e diferenciais. Uma das principais é a segurança, é importante saber que esse ponto acaba influenciando diretamente na decisão dos pais.

Na Busvision, você encontra sistemas completos de câmeras de segurança que ajudam a passar essa sensação de conforto para pais e alunos. Além disso, a empresa também oferece um sistema inovador no mercado, o Busflix, novo conceito de entretenimento a bordo. Este já utilizada em frotas de ônibus rodoviário. A melhor escolha vai depender da demanda de cada gestor.

Considere também outros pontos fundamentais como:

  • Alunos de cursos ou de reforço escolar que também podem precisar de transporte escolar.
  • Excelência no seu atendimento.
  • Diferentes formas de pagamentos.
  • Ampliação do networking.

Quer conhecer mais sobre os nossos produtos para ônibus e vans? Entre no site da Rio Service Tecnologia e fale com nossos colaboradores. 

Envie um comentário