Segurança no transporte escolar, medidas que você deve tomar

De acordo com dados divulgados pela Agência Brasil, os acidentes no trânsito representam 33% das mortes e internações de crianças e adolescentes no Brasil. Um dado que surpreende, mas que pode ser evitado com algumas atitudes do dia a dia, e uma delas é adotar medidas de segurança no transporte escolar.

A segurança no transporte escolar é uma preocupação constante dos pais.

Reprodução

Muitos pais já conhecem a legislação no que diz respeito ao transporte escolar. Por isso buscam sempre analisar muito bem todas as características da empresa a ser contratada antes de fechar o negócio. Nesse momento, a companhia precisa mostrar toda a sua seriedade e comprometimento. Quem trabalha nesse segmento precisa saber que durante aquele percurso eles são praticamente os pais daquelas crianças e adolescentes. Portanto, os responsáveis por manter a sua integridade física. Muitos gestores ainda se perguntam sobre quais medidas de segurança no transporte escolar devem ser tomadas. Existem vários fatores que precisam ser considerados nesse momento, e vamos explicar os principais nesse artigo.

Medidas de segurança no transporte escolar

Todo início de ano existe uma corrida na busca pela empresa ideal na hora de realizar o transporte escolar dos filhos. Esse é o momento perfeito para as empresas mostrarem os seus diferenciais. Um dos principais são as medidas de segurança no transporte escolar.

O Código de Trânsito Brasileiro é o órgão responsável por divulgar quais são obrigatórias:

  • Credenciamento válido em todo território nacional emitido pelo CTB;
  • Documentos que comprovem que a empresa está em dia com as leis do Brasil;
  • Veículos em bom estado;

Esses itens são considerados básicos, no entanto, para conquistar uma clientela fiel é preciso ir além deles, ou seja, é necessário mostrar aos pais que eles realmente podem confiar na sua empresa. O monitoramento é uma maneira de demonstrar na prática o quanto a sua empresa é séria.

Tranquilidade aos pais

O sistema de gravação ajuda pais e empresas a cuidarem na prevenção e segurança de alunos. Os sistemas de gravação estão se tornando cada vez mais comuns em veículos escolares. Um dos principais motivos é a violência que assola as grandes cidades, deixando pais e responsáveis cada vez mais preocupados com a segurança nos filhos. As empresas que atuam nesse setor, e que desejam continuar competitivas, precisam se adaptar a esse novo cenário. E isso é possível através da aquisição de equipamentos que ajudam a suprir essa demanda.

O ideal é sempre buscar soluções personalizadas, e pensadas, para o que o seu negócio precisa. Por ser um investimento, o recomendado é saber exatamente o que pode ou deve ser adotado pelo seu transporte escolar. Muitas vezes o que serve para uns veículos, não é adequado para outro.

Uma dica é escolher empresas que oferecem uma consultoria, para que dessa maneira a sua frota possa ser analisada e sejam adotadas as medidas de segurança realmente obrigatórias.

Acompanhamento completo

Na Busvision, por exemplo, existe um acompanhamento completo. Desde a venda até a pós-instalação, ou seja, o produto pode se adequar ao que você precisa. As imagens são recebidas em uma central, dessa maneira é possível monitorar todo o caminho dos alunos. No caso de algum imprevisto, uma equipe externa poderá ativar as autoridades, se necessário.

Além disso, a sensação de segurança em ter um veículo monitorado é muito maior, os pais costumam preferir esse tipo de veículos na hora de confiar o transporte dos filhos.

Também é importante verificar a capacitação de todos os colaboradores. Durante o transporte de estudantes, além do motorista, é importante contar com o apoio de auxiliadores que acompanham os alunos no embarque, viagem e desembarque. Investir sempre em especialização desses profissionais também ajuda muito.

Medidas de segurança no transporte escolar que você deve tomar:

  • Manter uma frota em boas condições, e que atendam as principais exigências dos órgãos brasileiros.
  • Ter os documentos necessários para que possa exercer essa atividade no país, isso irá passar muita credibilidade.
  • Possuir um bom sistema de monitoramento, que visa a segurança de passageiros e equipe, capaz de fazer com que a atuação em caso de imprevistos seja muito rápida por parte das autoridades, se necessário.

Para saber mais sobre medidas de segurança no transporte escolar entre no site da Busvision, a nossa equipe está à disposição para conversar, esclarecer dúvidas, ou demonstrar na prática como usar as imagens a seu favor.

Envie um comentário