Segurança no transporte escolar, medidas que você deve tomar

De acordo com dados divulgados pela Agência Brasil, os acidentes no trânsito representam 33% das mortes e internações de crianças e adolescentes no Brasil. Um dado que surpreende, mas que pode ser evitado com algumas atitudes do dia a dia, e uma delas é adotar medidas de segurança no transporte escolar.

A segurança no transporte escolar é uma preocupação constante dos pais.
Reprodução

Muitos pais já conhecem a legislação no que diz respeito ao transporte escolar. Por isso buscam sempre analisar muito bem todas as características da empresa a ser contratada antes de fechar o negócio. Nesse momento, a companhia precisa mostrar toda a sua seriedade e comprometimento. Quem trabalha nesse segmento precisa saber que durante aquele percurso eles são praticamente os pais daquelas crianças e adolescentes. Portanto, os responsáveis por manter a sua integridade física. Muitos gestores ainda se perguntam sobre quais medidas de segurança no transporte escolar devem ser tomadas. Existem vários fatores que precisam ser considerados nesse momento, e vamos explicar os principais nesse artigo.

Medidas de segurança no transporte escolar

Todo início de ano existe uma corrida na busca pela empresa ideal na hora de realizar o transporte escolar dos filhos. Esse é o momento perfeito para as empresas mostrarem os seus diferenciais. Um dos principais são as medidas de segurança no transporte escolar.

O Código de Trânsito Brasileiro é o órgão responsável por divulgar quais são obrigatórias:

  • Credenciamento válido em todo território nacional emitido pelo CTB;
  • Documentos que comprovem que a empresa está em dia com as leis do Brasil;
  • Veículos em bom estado;

Esses itens são considerados básicos, no entanto, para conquistar uma clientela fiel é preciso ir além deles, ou seja, é necessário mostrar aos pais que eles realmente podem confiar na sua empresa. O monitoramento é uma maneira de demonstrar na prática o quanto a sua empresa é séria.

Tranquilidade aos pais

O sistema de gravação ajuda pais e empresas a cuidarem na prevenção e segurança de alunos. Os sistemas de gravação estão se tornando cada vez mais comuns em veículos escolares. Um dos principais motivos é a violência que assola as grandes cidades, deixando pais e responsáveis cada vez mais preocupados com a segurança nos filhos. As empresas que atuam nesse setor, e que desejam continuar competitivas, precisam se adaptar a esse novo cenário. E isso é possível através da aquisição de equipamentos que ajudam a suprir essa demanda.

O ideal é sempre buscar soluções personalizadas, e pensadas, para o que o seu negócio precisa. Por ser um investimento, o recomendado é saber exatamente o que pode ou deve ser adotado pelo seu transporte escolar. Muitas vezes o que serve para uns veículos, não é adequado para outro.

Uma dica é escolher empresas que oferecem uma consultoria, para que dessa maneira a sua frota possa ser analisada e sejam adotadas as medidas de segurança realmente obrigatórias.

Acompanhamento completo

Na Busvision, por exemplo, existe um acompanhamento completo. Desde a venda até a pós-instalação, ou seja, o produto pode se adequar ao que você precisa. As imagens são recebidas em uma central, dessa maneira é possível monitorar todo o caminho dos alunos. No caso de algum imprevisto, uma equipe externa poderá ativar as autoridades, se necessário.

Além disso, a sensação de segurança em ter um veículo monitorado é muito maior, os pais costumam preferir esse tipo de veículos na hora de confiar o transporte dos filhos.

Também é importante verificar a capacitação de todos os colaboradores. Durante o transporte de estudantes, além do motorista, é importante contar com o apoio de auxiliadores que acompanham os alunos no embarque, viagem e desembarque. Investir sempre em especialização desses profissionais também ajuda muito.

Medidas de segurança no transporte escolar que você deve tomar:

  • Manter uma frota em boas condições, e que atendam as principais exigências dos órgãos brasileiros.
  • Ter os documentos necessários para que possa exercer essa atividade no país, isso irá passar muita credibilidade.
  • Possuir um bom sistema de monitoramento, que visa a segurança de passageiros e equipe, capaz de fazer com que a atuação em caso de imprevistos seja muito rápida por parte das autoridades, se necessário.

Para saber mais sobre medidas de segurança no transporte escolar entre no site da Busvision, a nossa equipe está à disposição para conversar, esclarecer dúvidas, ou demonstrar na prática como usar as imagens a seu favor.

1 comentário em “Segurança no transporte escolar, medidas que você deve tomar”

  1. Boa noite. Tenho duas vans escolares aqui em São Leopoldo RS, pelo segundo ano já troquei de rastreador porque pelo link funciona bem, mas pelo aplicativo, que é o que passo para os pais, não funciona. Gostaria de uma visualização semelhante à do Uber. Existe um equipamento melhor?

Comentários encerrados.

Rolar para cima