Por que monitorar o comportamento dos motoristas nas estradas?

Monitorar o comportamento dos motoristas nas estradas faz parte da gestão da mobilidade de frotas e deve ser uma das principais preocupações da uma empresa. Antes, cuidar desta questão era praticamente uma utopia. Isso porque não existiam ferramentas suficientes para essa missão. Hoje em dia, o avanço tecnológico é tão grande e as novas metodologias são tão impactantes de modo que o cuidado dos trabalhadores a frota se tornou algo viável.

Um dos principais responsáveis pelo correto transporte da carga é o motorista. Muitos gestores questionam como ter uma gestão qualificada da frota e do comportamento do motorista pode potencializar os resultados da empresa.
A verdade é que monitorar o motorista proporciona resultados mais eficientes. Controlar a sua ação no volante reduz custos, evita acidentes e potencializa a lucratividade final.

É fundamental monitorar o comportamento dos motoristas nas estradas.

Por que é importante controlar o comportamento dos motoristas nas estradas?

Entender que todas as ações dos motoristas impactam diretamente nos resultados da empresa e nos custos operacionais. Desta forma, qualquer decisão tomada a bordo pelo trabalhador impacta na qualidade do serviço logístico oferecido. Outro ponto relacionado ao comportamento do motorista ao volante é a sua incidência ambiental.

Isto é, quando o motorista se preocupa em ter atenção e sabe fazer uso das funcionalidades do veículo ele reduz o impacto negativo na natureza. Considerando os aspectos citados anteriormente, pode-se compreender a necessidade de manter olhos abertos ao comportamento do motorista de frotas.

O correto controle dos parâmetros permite reduzir o número das acelerações bruscas, quantidade de frenagens, velocidade elevada, guinadas excessivas, uso de dispositivos móveis, etc. Como consequência, é possível diminuir as
chances de acidentes a bordo do veículo.

Como controlar o comportamento dos motoristas?

Uma das formas mais adequadas de controlar o comportamento das pessoas dentro dos veículos é mediante a colocação de equipamentos que permitam conhecer o que ocorre durante a realização das entregas em tempo real. O uso de câmeras e de aparelhos de telemetria pode ser uma ótima pedida.

O controle em tempo real da frota possibilita a tomada de decisões precisas tendo como base informações fidedignas. Assim, ter informações em tempo real favorece o alcance dos objetivos mais expressivos de uma organização dedicada à prestação de serviço de logística: aumento da vida útil dos componentes de cada unidade da frota, economizar combustível, diminuir o número de infrações de trânsito (isto é, multas), otimizar a qualidade de serviço
disponibilizado pela empresa.

Benefícios de monitorar o comportamento do condutor de veículos de uma frota

Muitos benefícios podem ser alcançados quando ocorre o devido monitoramento do comportamento do motorista. Uma das principais vantagens decorrentes desse monitoramento é a diminuição de custos.
Esse resultado é obtido graças à economia de combustível. O controle em tempo real mais estrito diminui a ocorrência de aceleradas e outras ações que impactem na durabilidade das peças.

Outro benefício do controle do comportamento do motorista é o respeito às leis. Seja no intuito de reduzir multas, seja com o objetivo de diminuir as infrações. Bem como manter o controle do comportamento mediante o uso de um sistema de roteirização. Esta favorece a verificação de desvios na rota prevista.

Quando se monitora o comportamento do motorista, pode-se ainda, estruturar e incorporar programas de benefícios para os trabalhadores que manifestam melhor desempenho. Também é possível oferecer diferenciais para os trabalhadores que empreendem ações alinhadas às normas da empresa. Como consequência, a empresa pode aproveitar e estimular os colaboradores ao crescimento profissional dentro da organização.

A telemetria no monitoramento do comportamento dos motoristas

Uma das maneiras mais efetivas de ocasionar o controle do comportamento dos condutores é utilizando a telemetria. Através do uso de esta tecnologia é possível verificar dados relevantes em tempo real tais como saídas de rota,
acelerações frequentes, aumento excessivo de velocidade. Com a telemetria, pode-se verificar comportamentos como paradas extras e demais aspectos prejudiciais tanto à segurança da carga como para a proteção do motorista.

Ao fazer uso de tecnologias que possibilitem o controle do comportamento do motorista a bordo do veículo, as empresas conseguem diminuir os custos. Além de potencializar a qualidade de serviço prestado e assim, otimizar os lucros obtidos da sua operação. Quer saber mais informações sobre este e outros assuntos relacionados à logística? Entre no site e confira nossos produtos e serviços

Rolar para cima