Medidas mitigadoras para o serviço de terraplanagem

 

É bastante comum na construção civil o uso de terraplanagem, processo de alisar ou aplanar um terreno, e na maioria das vezes para que isto aconteça é necessário escavar excessos de terra e leva-las para lugares dos terrenos onde não tenham.  Deixando o terreno sem depressões ou cavidades.

A escavação, espalhamento e compactação de terras são feitos por veículos especializados em terraplanagem, atendendo projetos topográficos.

Durante todo o processo de terraplanagem, engenheiros e/ou arquitetos devem acompanhar a operação junto com a execução por pedreiros qualificados que saibam manusear as máquinas.

O gestor que atua com terraplanagem deve aliar as suas atividades operacionais a sustentabilidade do meio ambiente, descartando de modo correto os resíduos provenientes da escavação e demolição da terra, pois seu resultado é bastante impactante no ambiente.

Não são raros os casos de acidentes envolvendo soterramento dos trabalhadores do projeto.

O gestor deve submeter seus funcionários a treinamentos, conhecimento dos equipamentos, novas tecnologias, cursos de aperfeiçoamento e adquirir EPI’s e exigir seu uso.

Os operários devem sempre estar com seu EPI (equipamento de proteção individual) completo, conservar seu equipamento e avisar ao seu empregador se o mesmo está em condições de uso ou não.

Geralmente estes projetos topográficos são executados juntos a construções vizinhas podendo atingir imóveis próximos.

É imprescindível que medidas mitigadoras sejam tomadas pelos responsáveis do empreendimento para que o serviço de terraplanagem tenha sucesso.

Normalmente as medidas mitigadoras são apresentadas e classificadas por fases do empreendimento:

Fase do projeto – Implantação ou Operação

Algumas ações são necessárias na fase de implantação do projeto como:

Sinalização da área. É importante que toda área do empreendimento seja delimitada por marcos de concreto nos vértices da poligonal delimitadora.

O responsável não pode deixar de colocar placas referente ao licenciamento ambiental do empreendimento e placas de identificação do empreendimento e do empreendedor.

Natureza – Preventiva ou corretiva

Os órgãos ligados à proteção do meio ambiente avaliam constantemente se seus mecanismos e diretrizes estão sendo executados de maneira correta. Logo, o responsável pela terraplanagem deve estar atento a todas as medidas mitigadoras do projeto.

Fator ambiental a que se destina

Uma boa maneira de exigir de seus operários que cumpram as exigências propostas é pela aplicação de um código de conduta.

O local do empreendimento deve estar equipado com material de primeiros socorros e o responsável deve exigir que todos os seus funcionários estejam com a vacina antitetânica em dia.

Prazo de permanência de aplicação 

As ações mitigadoras devem levar em conta o prazo de permanência do empreendimento. É recomendável que seja feito um trabalho de conscientização junto ás comunidades mais próximas sobre medidas de prevenção de acidentes.

Responsabilidade de sua aplicação

Deve ser recolhido do local todas as sobras de materiais e o descarte deve ser feito de modo a não impactar no meio ambiente.

O responsável deve acompanhar o processo de desmobilização das estruturas e deve ter um plano de desmobilização da mão de obra para auxilia-lo.

Durante a instalação e operação o empreendedor deverá obedecer todas as normas municipais, estaduais, federais, técnicas e ambientais.

As empresas responsáveis por empreendimentos estão valorizando as empresas de transporte que não somente se focam em ter um bom suporte operacional, como também priorizam a qualidade de vida dos operários, monitoram o empreendimento e a parte operacional.

Estas empresas de serviços de Terraplanagem, Transportes, Demolição, Escavação, Dragagem, entre outras, estão saindo na frente da concorrência com o uso de monitoramento embarcado em seus veículos, tendo assim total controle de todo processo logístico e operacional.

Quer saber mais sobre o uso de câmeras e mDVR em tratores, escavadeiras, motoniveladoras e rolo compactadores? Entre em contato com nossos especialistas!

 

Interessado em mais conteúdos sobre tecnologia para o mercado de transportes? Acompanhe nosso blog!

CTA para Manual do Gestor de Operações - Roadvision

Envie um comentário