ISO 28000: entenda o que é e como pode te ajudar

Post_Os-fatores-mais-importantes-para-uma-empresa-de-transporte-de-carga

A cadeia logística é uma engrenagem crucial para o sucesso das operações – e de faturamento, por consequência – das empresas de transporte de cargas. Muitas companhias acabam implementando novas práticas baseadas apenas em experiências anteriores, tendo que primeiro errar, para depois acertar. Esse é o seu caso?

Se for, saiba que existem instituições que trabalham para facilitar sua vida. É o caso da ISO e de suas normas, das quais você já deve ter ouvido falar. Há alguns anos, uma dessas foi lançada no Brasil: trata-se da ISO 28000, que funciona como um manual para aumentar a segurança da cadeia logística das empresas.

Para empresas de frotas de cargas, como a sua, ela é fundamental.

Por isso preparamos um post especial para você entender tudo sobre a ISO 28000 e como ela pode te ajudar a aumentar a segurança na gestão logística do seu negócio. Assim você terá um diferencial para atrair mais clientes e impulsionar seu faturamento.

Vamos lá!

O que é ISO

ISO é uma sigla para a Organização Internacional de Normalização (em inglês, International Organization for Standardization).

É um instituto que desenvolve normas, testes e certificações com o objetivo aprimorar o comércio de bens e serviços. Ao todo, 163 países participam ativamente dos projetos promovidos pela ISO ou seguem suas regulamentações. O Brasil, por meio da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, está entre os membros mais atuantes do grupo.

Devido à padronização das normas pelo instituto, a expressão ISO passou a designar as orientações técnicas para um modelo de gestão ideal para organizações que prestam quaisquer atividades.

A ISO 28000

Lançada em 2010 no Brasil, a ISO 28000 regulamenta um “Sistema de Gestão da Segurança da Cadeia Logística” para otimizar a performance das empresas na área.

Muitas das recomendações previstas na ISO 28000 já eram postas em prática pelas boas empresas antes mesmo de seu lançamento, mas não de forma sistematizada. Após sua publicação, as companhias ganharam uma espécie de “manual” para implantar técnicas comprovadamente efetivas de segurança em seus processos logísticos.

A segurança é um dos pontos mais críticos na cadeia logística. O gerenciamento de riscos exige que sua empresa adote controles em todas as etapas da cadeia e monitore cada passo da carga armazenada ou transportada.

Nesse sentido, a ISO 28000 funciona como uma fórmula pronta para você garantir a segurança da carga.

Vantagens de adotar a ISO 28000

A adoção do sistema indicado na ISO 28000 permite que sua empresa de transporte de cargas identifique medidas preventivas que são realmente eficazes para reduzir drasticamente os riscos nas operações.

Outras vantagens são:

  • Planejamento e implementação de uma estratégia de segurança em sua cadeia logística;
  • Cumprimento das regulamentações e leis municipais, estaduais e federais;
  • Aumento de satisfação dos clientes;
  • Facilitação da comunicação com clientes e fornecedores;
  • Cumprimento de políticas de segurança internas da empresa;
  • Otimização do gerenciamento de riscos;
  • Possível crescimento no faturamento;
  • Acréscimo de valor e diferenciais para sua companhia;
  • Sistematização das operações e processos da empresa.

São muitas, não é?

Sem dúvidas, investir na certificação ISO 28000 pode ser um grande passo para sua frota se destacar no mercado de transporte de cargas. Principalmente se você sonha em atuar em mercados maiores.

Continue acompanhando nosso blog para saber mais sobre como otimizar a performance da sua empresa de transporte e ter sucesso!

CTA para Manual do Gestor de Operações - Roadvision

2 respostas

  1. Resposta
    Cássio Lemmertz
    abr 05, 2017 - 01:06 PM

    Empresa de monitoramento veicular interessada em câmera on-line

    • Resposta
      Busvision
      abr 24, 2017 - 11:43 PM

      Olá, Cássio. Como vai? Um consultor entrará em contato com você. Abçs, Equipe Roadvision/Busvision.

Envie um comentário