Sonho de acidente zero nas estradas com integração telemetria e câmera

Ter um histórico de acidente zero é um dos principais sonhos das empresas que lidam no setor logístico. Embora pareça uma façanha essa situação, é possível aproximar-se dessa meta quando se conta com os equipamentos e técnicas adequados. A união da telemetria com a adoção de câmeras de segurança é uma alternativa completa para quem deseja ter mais controle sobre a frota. Antes de entender o quão interessante é contar com essas duas metodologias, é importante entender o que é a telemetria e conhecer a importância do uso de câmeras durante o translado das mercadorias.

Ao implantar integração telemetria e cãmera na sua frota o gestor mostra que está preocupado com a segurança e qualidade dos seus serviços.

Reprodução

Telemetria: O que é e para que serve?

Sem dúvidas, a telemetria tem revolucionado a forma como os gestores operacionais trabalhar. A utilização desse recurso tecnológico possibilita uma melhora considerável na produtividade. Além de diminuir os custos, potencializar a segurança no trabalho e conferir maior controle das operações.

De um modo geral, a telemetria é uma ferramenta usada para efetuar o monitoramento de veículos. Este é considerado um sistema sofisticado de última geração.

O seu uso promove o comando, a medição, o rastreamento remoto da frota de veículos. Mediante uma comunicação wireless por via satélite ou sinais de rádio, pode-se acompanhar a localização e outros parâmetros mesmo o veículo estando a muitos quilômetros de distância.

O equipamento de telemetria instalado nos veículos coleta informações. Estas são passadas para uma central que decodifica e apresenta informações para os profissionais responsáveis pela frota.

É possível perceber que o uso da telemetria oferece muitos ganhos à empresa, principalmente em termos de controle de frota. Isto porque a sua utilização garante que os gestores conheçam a localização de todos os veículos da frota.

No que se refere à segurança e acidente zero, o uso desta tecnologia permite que se tenha mais controle sobre as ações do motorista. Evita que ele desobedeça às regras de trânsito e coloque a integridade da carga e a sua própria vida em risco.

O uso de câmeras na frota fortalece o desejo de acidente zero

A utilização de câmeras é uma excelente alternativa, principalmente quando a empresa busca reduzir a incidência de crimes assim como infrações de trânsito.

Inclusive, a adoção de câmeras nos veículos das frotas é essencial para que os gestores tenham um melhor controle das operações. Para que sejam geradas provas e evitados processos na justiça.

As câmeras externas também são fundamentais para reduzir as chances de vandalismo e roubos. No entanto, caso estas situações desagradáveis aconteçam, é possível identificar os responsáveis de forma facilitada.

A incorporação de câmeras também permite evitar o pagamento de indenizações de forma indevida. Isso porque as imagens geradas pelas câmeras servem como provas. A realização dessas imagens permite que a empresa saiba detalhadamente o que aconteceu na hora da ocorrência. A geração dessas imagens contribui na hora de montar a defesa e invalidar o argumento da acusação.

Integração telemetria e câmera

Você já deve ter percebido que o uso de câmeras para efetuar o controle da frota é uma medida mais antiga. No entanto, ela nunca perde o seu lugar, haja vista que proporciona provas importantes das boas práticas do motorista.

Esse recurso também possibilita a detecção de problemas como roubos, assaltos, sequestros ou quaisquer outras situações que coloquem em risco tanto o transporte da carga quanto a integridade do trabalhador.

Conforme foi visto anteriormente, a telemetria é uma tecnologia nova que chegou ao mercado para dar novos ares à gestão operacional. Isso porque o sistema de tecnologia de ponta permite ter melhor controle da localização dos veículos.

Integrar monitoramento por vídeo e telemetria permite que as empresas tenham uma percepção mais clara do que acontece em um veículo em tempo real.

Esse controle mais efetivo ocasiona o constrangimento dos motoristas e evita que eles realizem manobras perigosas, acessem locais duvidosos e saiam da rota.

A busca por maior controle da frota é um importante aspecto quando a empresa procura ter incidência de acidente zero. Assim, vale a pena investir em segurança e proteção para a carga, a frota e principalmente, para as pessoas que trabalham com transporte.

Quer saber mais sobre integração, câmeras e telemetria? Entre no site da Busvision ou entre em contato com a nossa equipe de consultores no telefone 021 3083 1937

Envie um comentário