4 tipos de fraudes mais comuns em caminhão de transporte

Post_4-tipos-de-fraudes-mais-comuns-entre-frotas-de-caminhoes

Os donos de frotas de caminhão de transporte sabem o quanto é difícil atravessar as estradas do nosso país, dia após dia, até que os veículos cheguem a seus destinos. Como o perigo é grande, as transportadoras precisam estar sempre prevenidas, a fim de evitar surpresas.

E isso sem contar que ainda existem outros tipos de ocorrências, algumas das quais são realizadas pelos próprios colaboradores!

Mas a boa notícia é que a tecnologia também vem se desenvolvendo para oferecer ferramentas de monitoramento de veículos, reduzindo assim as possibilidades de prejuízos. Quer saber do que exatamente você deve se defender?

Então confira já os 4 tipos de fraudes mais comuns entre frotas de caminhões e previna-se contra elas!

Roubo de carga

Número 1 nos casos de fraudes entre frotas de caminhões, os roubos de carga no Brasil, têm se tornado cada vez mais comuns. A Globo Minas veiculou um artigo sobre uma quadrilha que atuava em Belo Horizonte e região metropolitana, roubando cargas e vendendo os produtos para shoppings populares de Minas Gerais e São Paulo.

O prejuízo total foi avaliado em 6 milhões de reais!

Mas o pior é que, em muitos casos, há funcionários das transportadoras envolvidos, passando informações e fornecendo dicas privilegiadas para que os assaltos sejam efetuados com sucesso. Ainda que as empresas façam os seguros obrigatórios, há formas de evitar esse tipo de problema.

É preciso gerenciar tanto a saída como a entrada de mercadorias por meio de um sistema de logística eficiente.

Com o propósito de reduzir as chances de assaltos, é sempre bom rastrear o veículo e gravar as imagens com segurança.

Roubo de combustível

Dependendo da rota do veículo, o furto de combustível pode causar prejuízos anuais de milhares de reais por caminhão. Mais uma vez, boa parte desses furtos acontece com a participação de funcionários da própria empresa.

E é aí que entra o controle eficiente de consumo de combustível, contribuindo para diminuir as possibilidades de prejuízo.

Os cálculos devem ser baseados em critérios como marca e modelo do caminhão, rota a ser seguida e tipo de mercadoria transportada.

É importante também observar a conduta do motorista, avaliando até que ponto ele está disposto a se submeter às normas da empresa.

Roubo de pneus

Por incrível que pareça, existem sim quadrilhas especializadas no roubo de pneus de caminhões. Esses criminosos geralmente atacam em postos de combustíveis às margens das rodovias.

Outra forma de se efetuar esse tipo de ocorrência é por meio da troca de pneus do veículo pelos próprios funcionários, de modo que o dono da frota não perceba.

Uso do chupa-cabra

O popularmente conhecido como chupa-cabra é um equipamento usado para roubo de caminhões em geral. Seu nome original é Jammer, aparelho eletrônico que emite um sinal capaz de bloquear a comunicação de rastreadores e satélite. Esse dispositivo existe em vários modelos e pode bloquear sinais de GPS, celular e wi-fi.

A importância do monitoramento por câmeras para caminhões

O DVR veicular da Roadvision é uma excelente ferramenta para evitar e controlar fraudes como as citadas neste post. As imagens são captadas em câmeras instaladas dentro (e fora, se necessário) do veículo e armazenadas em total segurança. Entenda alguns benefícios para esse mercado:

  • Armazenamento interno via HD ou SSD, o que permite muito mais tempo de gravação, sem ser necessário descarregar as imagens com frequência. Entenda melhor;
  • Utilização de câmeras HD no caso do modelo de DVR Veicular Slim, o que auxilia na identificação dos infratores;
  • Utilização de câmeras escondidas, caso necessário;
  • Acompanhamento em tempo real, caso necessário;
  • Gabinete antivandalismo, que protege o equipamento de danos causados por terceiros e Watchdog, dispositivo que reinicia o equipamento em caso de problemas, no caso do MDVR Veicular robusto.  

Se quiser entender melhor como o monitoramento por câmeras pode auxiliar a sua empresa a evitar evasões de receita, converse com um de nossos consultores!

fale-conosco-cta-1

Rolar para cima