Transporte de cargas: como fidelizar clientes na área?

Fidelizar clientes na área de transportes

Você sabe do que precisa para conseguir fidelizar mais clientes em sua empresa de transporte de cargas?

A fidelização de clientes no ramo de transporte de cargas é especialmente importante e algumas companhias do setor fecham longos contratos de transporte com grandes empresas dos setores industrial, petrolífero ou alimentício, por exemplo.

Assinar um contrato com um desses ramos de mercado pode garantir o azul no caixa da sua companhia por um bom tempo, permitindo novos investimentos em melhorias e criando um ciclo virtuoso de sucesso.

Mas, para dar entrada nesse ciclo positivo, você precisa garantir que seu negócio ofereça os melhores serviços a todos os clientes que já estão em sua cartela. Para tanto, ser pontual, zelar pela transparência de informações, investir em inovações tecnológicas e atendimento de excelência são passos fundamentais.

Ora, ninguém disse que seria uma tarefa fácil.

Nesse texto apresentaremos tudo o que é necessário para você manter seus clientes, consolidar as receitas e até aumentar o faturamento da sua empresa de transportes. Vamos a elas!

Entregue a carga no prazo combinado

Não há dúvidas, no ramo de transportes, pontualidade é primordial. Garantir a segurança da carga, cumprir a legislação e completar as entregas sem maiores problemas não deixa de ser uma vitória quando levamos em conta as condições das estradas do país e os índices de assaltos e roubos.

Parece óbvio, mas muitas empresas vacilam no momento de se precaver contra imprevistos, ocasionando atrasos frequentes nas entregas.

Esse é o tipo de problema que pode ser solucionado por meio da implementação das ferramentas tecnológicas que o mercado de TI já oferece há algum tempo, como: GPS, rotograma falado e computador a bordo, que permitem ao gerente de operações e à equipe elaborar planos de rota mais precisos que ajudam a evitar atrasos, acidentes e imprevistos na entrega de cargas.

Atualize as ferramentas de segurança

Você já implementou GPS, rotograma falado, computador de bordo e outros sistemas de monitoramento embarcado? Ótimo, pois saiba que já está à frente de muitas outras companhias. Porém, nem sempre isso é suficiente para impressionar a clientela. Assim como sua empresa, muitas outras também já investem em novas tecnologias de gerenciamento de riscos no transporte de cargas.

O que pode lhe trazer vantagem é ficar antenado às novidades da área de TI. Trata-se de um setor que se atualiza constantemente, gerando soluções inovadoras e funcionalidades que podem aprimorar ainda mais seu serviço de entrega.

Mantenha contato com seus concorrentes, participe de debates e comunique-se com grandes grupos do setor de TI voltados ao desenvolvimento de soluções específicas para o setor de transportes. Assim, logo que surja algo novo, você ficará sabendo, estando na dianteira da tomada de decisões com foco na melhoria de processos.

Por exemplo, você já ouviu falar do rotograma falado? Não?! Então clique aqui e saiba mais sobre essa ferramenta que está mudando a forma como gestores de operação monitoram a rota de suas frotas!

Legislação e certificação para empresas de transporte de cargas

Um diferencial, sobretudo para as grandes empresas, é a qualificação da sua companhia de transporte de cargas. Empreendimentos com menos multas ambientais, problemas judiciais e infrações tendem a receber mais credibilidade do mercado. Talvez não seja um fator essencial para a tomada de decisão dos clientes, mas, certamente, quanto menos dor de cabeça os consumidores vierem a ter com o transporte, mais satisfeitos estarão.

Além disso, seguindo a legislação e mantendo padrões de excelência e prazos de entrega, sua empresa também pode ser gratificada com certificados de reconhecimento de qualidade concedidos por instituições privadas e públicas, comprovando sua eficiência e seu diferencial em relação à concorrência.

Quem não quer ser atendido por uma companhia publicamente reconhecida pelos bons serviços?

Vá além do atendimento padrão: seja um parceiro do cliente

O atendimento não acaba assim que o serviço é executado. Isso é apenas o básico. Infelizmente, no Brasil, a maioria dos empresários não dá muito valor a esse serviço essencial, que, além de fazer a ponte entre o consumidor e a empresa, justifica o retorno do cliente, fidelizando-o e melhorando o posicionamento da companhia em relação ao mercado.

Assim, não se limite a telefonar para o cliente apenas para confirmar o recebimento da entrega e finalizar o pagamento. Aproveite o contato e solicite uma avaliação da operação e do funcionário responsável pela carga ou ofereça um novo serviço.

Seja um verdadeiro parceiro do cliente e pergunte se é possível melhorar suas entregas ou mesmo atendimento. Enfim, seja empático e proativo. Atendimento reativo, por mais eficiente que seja, pode deixar um pouco a desejar.

Vamos recapitular os pontos mais importantes que irão ajudá-lo a fidelizar clientes para a sua empresa? São eles:

– Sempre cumprir os prazos de entrega;

– Buscar inovações e ferramentas de segurança e gerenciamento de riscos;

– Respeitar a legislação e obter qualificações e certificados de entidades privadas, públicas e mesmo do terceiro setor;

– Prestar um atendimento proativo.

Cumprindo esses objetivos, seus clientes certamente estarão mais satisfeitos e dispostos a renovar acordos de frete com sua empresa de transporte de cargas.

Gostou do nosso conteúdo? Se quiser saber ainda mais sobre como melhorar a operação da sua companhia, não deixe de acompanhar nosso blog!

Diferenciais competitivos das empresas de transporte

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