Dashcam e DVR veicular: semelhanças e diferenças

Nesta semana, a popularização da câmera para painel de carro (Dashcam) em países como Rússia e Israel foi tema de matéria no jornal O Globo. Mas, atenção! É preciso avaliar bem sua necessidade, pois nenhuma Dashcam possui os recursos de um DVR veicular.

dashcam

Ferramenta básica e focada em usuários comuns, a Dashboard Camera têm se popularizado em diversos países por oferecer aos donos de carros de passeio e táxis a mínima segurança que necessitam diante de civis e autoridades públicas.

Por se tratar de uma tecnologia de vigilância embarcada, a Dashcam possui algumas semelhanças e diferenças com os robustos sistemas de vigilância por DVR veicular, ideais para empresas de transporte.

Confira os benefícios similares entre uma Dashcam e um sistema de DVR veicular:
  • Gravam imagens diurnas e noturnas.
  • Fornecem a motoristas e empresas de transporte imagens para defesas legais contra roubos, agressões, emergências e outras ações criminosas.
  • Fornecem imagens que servem como provas contra multas e punições injustamente aplicadas por órgãos públicos.
  • Podem ser integrados com GPS para visualização da localização e velocidade do veículo em determinado momento.
Porém, não se iluda! Dashcam e DVR veicular são 100% diferentes em diversos aspectos:
  • A Dashcam somente grava imagens em cartões SD, sobrepondo novas imagens às antigas quando sua memória atinge o limite. O DVR veicular possui diversas formas de armazenamento (HD, SSD e Pen drive), enviando constantemente as imagens para download, sem necessidade de sobreposição em sua memória.
  • Por não armazenar as gravações em HD, o usuário de uma Dashcam se vê obrigado a baixar suas imagens diariamente, caso contrário serão sobrepostas pelas novas gravações.
  •  Diferente do DVR veicular, que possui diversos recursos de proteção contra o vandalismo, na Dashcam qualquer pessoa pode apertar o botão ”Reset” e simplesmente apagar suas imagens.
  • A câmera da Dashcam é fixa no próprio equipamento e o campo de visão reduzido não atende a necessidade de monitoramento em um veículo grande, como um ônibus, por exemplo.

Saiba mais sobre sistemas de vigilância por DVR veicular e câmeras embarcadas!

CTA_Whitepaper_Conheça-as-soluções-em-câmeras-embarcadas-do-mercado-brasileiro

Rolar para cima