Como escolher o melhor DVR veicular para frota de ônibus?

Escolher o melhor DVR veicular para frota de ônibus é um questionamento que os gestores de frota precisam atentar para oferecer um serviço de melhor qualidade. A segurança é um aspecto fundamental no transporte de passageiros. Há a necessidade de manter o correto controle das ações do motorista. A fim de evitar situações de estresse e perigo como os assaltos, roubos e sequestros é fundamental.

Escolher o melhor DVR veicular para frota de ônibus é um detalhe importante para o gestor que visa a melhoria do desempenho da sua empresa.

Reprodução

Através dessa solução, é possível manter o controle das ações do motorista e reduzir as chances de acidentes na estrada. A adoção de equipamentos de segurança pode gerar certa desconfiança nos motoristas. Isso porque podem sentir que estão sendo espionados. Na verdade, esta é uma forma de mantê- los seguros e de otimizar a prestação do serviço.

Como escolher o melhor kit de DVR veicular do mercado?

Quando se fala em segurança, é praticamente inevitável conceber a qualidade como quesito por quem deseja fazer a melhor escolha. Optar pelo melhor sistema de rastreamento de veículos é uma missão que demanda tempo, atenção e bastante pesquisa. Isso porque são oferecidos diversos kits acorde as demandas das frotas de ônibus e das empresas.

A escolha da solução em monitoramento de veículo pode ser feita considerando o tipo de viagens realizadas. Independente se são curtas ou longas, rotas empreendidas, necessidade de imagens claras, custo-benefício.

No que concerne ao custo, é importante ressaltar que investimentos maiores em termos de segurança, oferecem melhores resultados. Por exemplo, há sistemas que disponibilizam o arquivamento de imagens mediante mídias externas como cartões de memória. Certamente, estas alternativas podem sair mais em conta. Contudo, o tempo para acessar esses arquivos é maior do que o requerido em outras soluções. Neste sentido, a melhor alternativa é contar com sistemas que tenham armazenamento interno HD ou de outro tipo que promova a rapidez de acesso aos arquivos.

A escolha do DVR veicular também deve incluir a percepção de assistência técnica. É indispensável que a empresa fornecedora do equipamento ofereça assistência ou tenha confiança em outro prestador de serviço de qualidade. Por isso, este ponto é crucial para evitar problemas futuros. A adoção de câmeras de ônibus também necessita ser considerada, principalmente dentro da cabine do motorista.

DVR veicular para frota de ônibus: problemas legais podem existir?

Quando a empresa decide investir em segurança e instalar câmera de vídeo dentro da cabine do ônibus, é preciso especificar que esta ação não tem como objetivo controlar cada ação do motorista. Quando há a decisão de fazer uso de esses artefatos, a ideia é promover segurança, confiança e diminuir as chances de acidentes.

É claro que a observação da conduta do motorista é uma constante e logicamente, é considerada. No entanto, ao contrário do que muitos trabalhadores acreditam, essas imagens não são usadas em caso de demissões ou em caráter de provas para possíveis processos judiciais. Isso porque a lei ampara o trabalhador. Segundo a Lei nenhuma pessoa é obrigada a produzir provas contra si mesma. Assim sendo, a empresa não pode usar as imagens geradas para fundamentar demissões ou processos. Caso isso aconteça, o motorista da empresa poderá acionar a justiça e a empresa poderá pagar caro pelo uso do recurso. Outro ponto a ser considerado, é que a maior parte das empresas opta por gravar imagens, porém não faz uso de mecanismos de identificação de som. Desta forma, as conversas não são gravadas.

O preço do kit de DVR veicular para frota de caminhões: O que considerar?

É comum que um kit deste tipo seja composto por dispositivos de armazenamento de arquivos (imagens), câmeras, cabos e DVR. Assim, um kit de este tipo pode ser considerado um sistema bastante completo e orientado às demandas das frotas de ônibus. No que concerne ao valor de investimento e manutenção a fim de contar com um sistema desta índole, é preciso ressaltar que o preço varia conforme a quantidade de câmeras alocadas, a qualidade das imagens geradas e a capacidade de armazenamento do sistema.

Conforme as questões citadas anteriormente, é possível dizer que o valor do kit depende dos tipos de sistemas disponibilizados. Assim, a melhor alternativa é montar um kit conforme as demandas da frota de ônibus e de acordo com as possibilidades de cada empresa. Em suma, contar com um sistema de DVR veicular é indispensável. Importante para a segurança do motorista e da empresa quanto para a integridade dos passageiros. Mais informações sobre DVRs e outras formas de monitoramento embarcado entre no site Busvision.

Envie um comentário