Como alguns hábitos dos motoristas afetam a economia de combustível?

Os caminhoneiros têm diversas estratégias visando a economia de combustível. Isso é muito comum entre os motoristas mais experientes. Porém, para garantir realmente uma boa economia de combustível, os motoristas devem estar atentos aos hábitos pessoais durante as viagens.

Reprodução

Mudança de hábitos e economia de combustível

Não é somente o modelo de caminhão que interfere na economia de consumo de combustível. Os próprios motoristas de caminhão, dependendo dos hábitos pessoais, também impactam no consumo de combustível.
É certo afirmar também que o consumo de combustível é afetado pela má conservação de muitas estradas brasileiras. Porém, a falta de qualidade das estradas e o modelo do caminhão não eximem dos motoristas o cuidado com os hábitos.
Hábitos são comportamentos recorrentes que, com o passar do tempo, tornam- se padrão de conduta. Os hábitos guiam a maneira como enxergamos o mundo e como vivemos nele. E, para complementar, os hábitos estão enraizados tanto na nossa mente quanto no nosso corpo físico.

Cuidado com as armadilhas para economizar combustível:

Por esse motivo é muito difícil mudar um hábito, quem dirá diversos tipos de comportamentos rotineiros. Porém, para os motoristas de caminhão que querem gerar economia de combustível em suas viagens, as mudanças valem
a pena. A primeira atitude para conseguir uma economia de combustível consiste em escolher um combustível de qualidade. Isso parece ser óbvio para muitos motoristas, mas na prática habitual do dia a dia isso não ocorre. Muitos
motoristas acabam investimento em combustíveis de péssima qualidade tentando economizar.

Escolher um combustível de baixa qualidade só irá trazer problemas ao veículo. Ao contrário de economia, esse hábito traz mais custos e para os caminhoneiros e empresas de transporte. Evitar aceleradas que nada acrescentam também traz problemas e não gera economia de combustível. A aceleração deve ser feita de maneira correta, no
momento certo.

Arrancadas desnecessárias prejudicam a economia de combustível

O mesmo vale para as arrancadas. Além disso não é necessário ficar aquecendo o veículo por muito tempo na primeira vez que for liga-lo do dia. Além desse, existem ainda outros hábitos que impactam na economia de
combustível. Confira:

Um dos hábitos mais comuns entre diversos motoristas de caminhões é trocar a marcha na hora errada. Isso não só gera um consumo a mais de combustível como impacta na qualidade e na conservação das peças.

Para quem tem caminhões com câmbios manuais, reconhecer o momento certo de trocar de marcha é importantíssimo. A troca de marcha é que define a média de consumo de combustível. Na prática, utilizar uma marcha mais pesada para uma velocidade média abaixo daquela marcha acionada aumenta o consumo de combustível. Mais uma vez, é preciso ressaltar que para alguns motoristas de caminhões isso parece ser óbvio. Porém, vale aquela uma pergunta: quantas vezes no dia a marcha foi trocada de maneira errada?

Perguntas retóricas como essa são importantes para mostrar aos motoristas que é fundamental prestar atenção nos hábitos diários ao volante. Ainda sobre a troca de marchas, vale ressaltar que o conta-giros é um importante aliado para mudança de hábitos. No mais, saber trocar a marcha de maneira correta para garantir uma economia de combustível não é algo sensorial.

Atenção na hora de trocar as marchas

Na realidade, a troca de marchas deve ser totalmente técnica. Isso significa que o motorista não tem que sentir o motor ‘sobrando’ em aceleração em marcha baixa. O mesmo pode ser dito sobre não trocar a marcha, ou trocar de maneira errada, na marcha alta.

Outra dica é se ligar também nos hábitos de direção em ladeiras. Usar o freio de mão para auxiliara a arrancada em lugares íngremes é importante. Isso gera uma economia de combustível porque não é preciso ficar acelerando e segurando a embreagem.

Por fim, vale acabar com o mito do consumo de combustível com o caminhão desengatado nas descidas. Recorrer a esse hábito ao volante não economiza combustível. Além disso, essa prática é muito perigosa. Para saber mais sobre economia de combustível entre no site.

Rolar para cima