Carga Viva: monitoramento no transporte de animais

Monitoramento no transporte de animais

O transporte de animais exige um cuidado ainda maior do gerente de operações da frota. Alguns desses animais, como cavalos e bois, são muito valiosos e devem ser transportados seguindo-se normas específicas de segurança. A recompensa costumar ser bastante positiva e generosa. Agropecuaristas costumam pagar muito bem às companhias que conseguem fazer traslados de baixo risco.

Nesse artigo iremos focar em medidas que você pode implementar para reduzir a quase zero os prejuízos com animais feridos ou roubados durante os transportes realizados pela sua empresa. Confira!

Monitoramento por vídeo

Um dos grandes problemas enfrentados por clientes e gestores de frotas é só conseguir saber a situação dos animais transportados no momento da entrega, pois algumas empresas não dispõem de mecanismos para acompanhar o frete.

Tal característica impede que companhias possam executar um sistema completo de prevenção. Nessas empresas o método preventivo se encerra com o embarque da carga e partida do veículo, não atuando durante o traslado.

Você pode ter motoristas bem treinados e orientados, claro. Ainda assim, há momentos em que ele pode cometer deslizes. Por isso o monitoramento por vídeo do transporte pode ser tão importante para seu negócio.

Com essa tecnologia é possível analisar a segurança da carga e o comportamento do motorista durante o transporte, em tempo real ou após a conclusão do serviço. O acompanhamento “ao vivo” proporciona ao gerente de operações alertar quase que imediatamente a equipe responsável pelo transporte sobre eventuais problemas na carga ou erros de segurança.

Capacitação para os motoristas em prestação de socorros e transporte de animais

Prevenir nunca é demais. Preparar sua equipe para prestar eventuais socorros aos animais que estejam passando mal ou feridos por alguma razão é uma excelente maneira de conquistar novos clientes e surpreender os consumidores de seu serviço.

Pequenos treinamentos são o suficiente para que a equipe saiba lidar em momentos críticos e inesperados ocorridos durante o trajeto. Outra solução seria contratar um veterinário para acompanhar os animais durante as viagens e verificar o estado dos animais durante o transporte.

Prevenção à multas

O transporte de carga viva contém uma série de normas específicas, às quais muitas empresas não prestam a devida atenção. O resultado do descaso e negligência são altos, como gastos com multas e processos judiciais, animais mortos ou feridos e graves acidentes nas estradas.

A instalação do sistema de monitoramento na frota permite uma fiscalização completa do transporte, principalmente sobre a condição física das cargas, bem como coíbe ações irregulares de motoristas, monitorados de longe por você.

Proteção de cargas

O sistema de GPS por si só não é suficiente para reduzir o risco de assaltos e roubos no transporte de animais. Dependendo da localização, o sinal não funciona bem. E é justamente nesses trechos que criminosos costumam atuar.

O sistema de monitoramento DVR Veicular registra as imagens e inibe a ação de delinquentes, que temem o risco de serem identificados. As duas ferramentas são complementares e podem otimizar a segurança dos fretamentos feitos pela sua empresa.

De todo modo, é notável o quão útil ferramentas de monitoramento e gerenciamento de riscos no transporte de carga viva podem ser importantes para a segurança das operações de empresas de agropecuária.

Se quiser saber um pouco mais sobre DVR Veicular, fale conosco!

Manual do Gestor de frotas

Rolar para cima