Câmera de ônibus: 4 dicas para você acertar na escolha

Confira 4 dicas básicas para a melhor escolha das câmeras para um sistema de monitoramento embarcado
camera-infravermelho
Tecnologia da câmera

As tecnologias analógicas mais populares no mercado de câmera de ônibus são CCD CMOS. As câmeras com sensor CCD possuem alta qualidade de imagem por conta da melhor sensibilidade à luz, o que permite ótima cor e nitidez, além de evitar a produção de imagens com ruídos.

Já a tecnologia CMOS possui menor sensibilidade à luz, demandando maior iluminação para produção de imagens em alta qualidade.

Resolução da imagem

A qualidade da imagem registrada por uma câmera de ônibus depende diretamente da sua quantidade de linhas horizontais (TVL). Quanto maior a quantidade apresentada, melhor a qualidade da imagem captada.

Recomenda-se a utilização de câmeras com, no mínimo, 400 TVL, porém algumas câmeras de ônibus, como a Sony Effio, que possui LEDs de infravermelho, possuem 700 linhas de resolução.

Compare a qualidade das imagens de 700 TVL (superior) e 400 TVL (inferior)

câmera 700 TVL

 

 

câmera 400 TVL

Ângulo de visão

O formato do sensor de imagem da câmera de ônibus, juntamente aos milímetros de sua lente, determinam o limite de angulação da mesma, um fator de extrema importância para qualquer empresa que deseja captar tudo o que ocorre em sua frota de ônibus.

O formato 1/3 polegada proporciona maior ângulo de imagem em comparação com o 1/4, e a lente de 2,1 mm, utilizada pela Busvision, permite um ângulo de visão de ponta a ponta do ônibus, do motorista à porta de embarque. O mesmo não ocorre em câmeras com lente de 3,6 mm, sendo necessária a utilização de duas câmeras para que se tenha a mesma visão.

Recomendação Busvision

Uma das câmeras de ônibus mais completas utilizadas é a CCD Sony Effio com infravermelho. O equipamento cumpre todos os requisitos citados neste post: lente de 2,1 mm (ângulo de visão de 150 graus), sensor de imagem 1/3 polegada, 700 TVL de resolução e 12 LEDs infravermelho para captação em alta qualidade mesmo em locais com baixa luminosidade.

CTA_Whitepaper_Conheça-as-soluções-em-câmeras-embarcadas-do-mercado-brasileiro

1 comentário em “Câmera de ônibus: 4 dicas para você acertar na escolha”

  1. Pingback: Por que usar câmeras com infravermelho em sua frota?

Comentários encerrados.

Rolar para cima