A capacitação de motoristas e as boas práticas de gestão de riscos

A capacitação de motoristas e as práticas de gestão de riscos

Formar uma equipe de motoristas realmente eficiente pode ser uma tarefa mais árdua do que se imagina. Responsabilidade e pontualidade são características não apenas valiosas, mas fundamentais em um profissional do segmento de transporte de cargas. Porém, a necessidade de especializações e reciclagens, por meio de cursos e treinamentos, é vital para garantir a confiança e o profissionalismo em alta.

Um processo seletivo bem estruturado é crucial para que você encontre os talentos que melhor se adequem ao perfil da empresa. Contudo, o trabalho de seleção não acaba aí e exige o acompanhamento periódico dos novos profissionais de transportes de cargas, a fim de garantir os índices de qualidade de entrega.

As transportadoras podem – e devem – investir na contínua capacitação de motoristas visando uma estratégia completa de gerenciamento de riscos, processo no qual o motorista desenvolve um papel fundamental. Veja como qualificar colaboradores por meio de treinamentos.

Conscientização sobre políticas de segurança da empresa

O conhecimento das políticas de segurança, bem como suas necessidades, deve ser exigido de um motorista de transportes de cargas, permitindo seu engajamento conforme os padrões da organização e, assim, reduzindo o risco de perdas. Essa capacitação foca em treinamentos voltados para a prevenção de acidentes, evitando danos à empresa, à vida e ao meio ambiente.

Treinamento em simuladores

Cada modelo de veículo tem suas próprias peculiaridades e padrões de uso. É muito importante que um motorista saiba lidar com seu principal instrumento de trabalho de forma correta e segura, aumentando o índice de qualidade e produtividade da empresa.

Simulação de ocorrências

Sabemos que prevenir é melhor que remediar, principalmente quando nosso objetivo primordial é evitar acidentes, mas existem situações em que se torna inevitável. É muito importante que o motorista saiba lidar com imprevistos e acidentes da melhor maneira possível, mantendo a calma, seguindo as leis e procedimentos necessários para esses casos. O treinamento envolve exercícios de simulação de situações emergenciais.

Técnicas de direção defensiva

O curso é voltado para motoristas de transporte de cargas que visam mudanças em hábitos inadequados ao volante. A capacitação inclui a parte teórica e aulas práticas, necessárias ao aprendizado completo e empírico. O motorista passa por avaliações sobre a aplicação dos conceitos e práticas de direção defensiva, de modo a trabalhar sem por em risco a segurança do transporte.

Gerenciamento de riscos

A capacitação em gerenciamento de riscos não deve ser uma exigência exclusiva da equipe de gestão de frotas. Trata-se de um curso que o motorista necessita para conhecer e controlar os riscos que uma operação de transporte de cargas traz consigo. Dessa forma, ele poderá atuar também como um especialista em segurança do trabalho.

Ética pessoal e profissional

A conduta de um profissional pode ser medida de acordo com o comportamento e é uma das maiores preocupações das empresas de transporte atualmente. O motorista deve ser capacitado para saber se portar diante de situações que exijam dele a confiança necessária que a empresa precisa. A capacitação em ética pessoal e profissional pode ajudar a reduzir os custos com roubos e furtos e melhorar a produtividade da empresa.

Gestão de plano de carreiras

Todas essas ações, com certeza, sua empresa irá crescer e, com ela, seus profissionais – e ninguém quer perder profissionais talentosos e capacitados. Por meio de um plano de gestão de carreiras, seus colaboradores crescem junto com você e um motorista com tantos cursos e treinamentos pode, no futuro, se tornar instrutor para os demais funcionários que componham sua equipe de profissionais.

Gostou do conteúdo? Aprenda mais sobre como melhorar as operações da sua empresa em nosso blog!

capacitação de motoristas e cobradores

1 resposta

  1. Resposta
    Renildo
    fev 16, 2019 - 11:45 PM

    Muito bom para que o profissional nao cai no esquecimento .

Envie um comentário