7 Dicas para Deixar sua Frota de Caminhões mais Segura

7-dicas-para-deixar-sua-frota-de-caminhoes-mais-segura

7 Dicas para Deixar sua Frota de Caminhões mais Segura

O transporte rodoviário feito por frotas de caminhões corresponde ao principal meio de escoamento da produção no país. Mas para que a empresa garanta a segurança de sua frota — e de suas cargas —, é preciso tomar algumas medidas imprescindíveis.

Treinar a sua equipe em direção defensiva e obediência às regras de trânsito são fundamentais, mas existem outras iniciativas que podem deixar sua frota ainda mais segura. Confira algumas delas no post de hoje!

Planejamento de rotas

Verifique os melhores caminhos a serem adotados em cada operação. Não basta apenas medir a distância entre os pontos, mas também considerar outros fatores, como a economia em combustível e diárias (observando a nova lei dos caminhoneiros) e, claro, a segurança.

Dessa maneira você consegue evitar estradas esburacadas e pontos com muita ação de assaltantes. Tendo um planejamento definido, o gestor também consegue traçar uma rota alternativa em caso de eventuais problemas.

Além disso, utilizar um sistema de monitoramento embarcado que possibilite acompanhar a frota em tempo real é uma das melhores formas para otimizar a segurança dos veículos. Este tipo de recurso possibilita uma comunicação constante entre a central de controle e os motoristas, que podem informar ao gestor assim que algum problema ocorrer na estrada ou com a carga. Ao mesmo tempo, se integrado com um sistema de GPS, o DVR veicular possibilitará acompanhar o deslocamento de cada veículo, a fim de verificar se a rota planejada está sendo cumprida à risca.

Contrate um seguro de frotas

Essa é uma maneira de reduzir os prejuízos à empresa se algo acontecer com a frota ou com a carga. Além de segurar a carga contra roubo, é válido fazer seguro dos veículos pelo menos contra furto, roubo, colisões e incêndio. Opte por um seguro para toda a frota, em vez de para cada carro individualmente, pois assim você pode aproveitar  preços melhores para o conjunto. Confira tudo o que você precisa saber para contratar seguro de frotas.

Faça manutenção de veículos da sua frota de caminhões regularmente

A manutenção de veículos é imprescindível para a segurança, economia e eficiência das operações de transportes, e todo o gestor de frotas sabe disso. Porém, não são incomuns acidentes decorrentes de problemas mecânicos nas estradas brasileiras. Em geral, o excesso de confiança ou a falta de atenção a este procedimento são as causas.

Além de atrasar as entregas, com a falta de manutenção há o perigo de colisões e assaltos, resultando na eventual perda da carga e do caminhão. Estabeleça uma política de manutenção preventiva na empresa, controlando a vida útil e checando as avarias das peças de cada veículo.

Invista no treinamento dos motoristas

Mesmo com o investimento em sistemas de monitoramento embarcado e equipamentos de segurança, se os motoristas não estiverem treinados para terem condutas adequadas no trânsito e para saberem como se comportar no caso de colisões ou outros acidentes, o gestor enfrentará problemas.

Sua equipe deve passar por constantes atualizações, palestras e cursos sobre as condutas ideais para cada ocorrência. Para saber mais, baixe nosso ebook gratuito sobre capacitação e treinamento de motoristas e colaboradores.

Utilize um software de gestão de frotas

Um sistema de gestão de frotas reúne várias informações sobre os carros, ajudando nos planos de manutenção e monitoramento e no controle de abastecimentos de combustível. Além disso, ele também ajuda a controlar quais motoristas estarão em cada carro e oferece relatórios das operações e do rendimento dos veículos para analisar os resultados e tomar decisões mais seguras para a frota.

Instale câmeras internas e externas

Quando o veículo é monitorado por câmeras, tanto na área da carga quanto na cabine, roubos e furtos são registrados. Além disso, quando ocorre algum sinistro na estrada, você terá uma boa prova de que seu motorista não foi culpado, evitando problemas jurídicos de ordem civil, penal e ambiental. Por conta disso, é uma excelente ideia investir também em câmeras externas, para acompanhar de perto todas as ocorrências.

Descubra por que o sistema de monitoramento embarcado é uma boa ideia para caminhões.

O que você tem feito para proteger sua frota e manter veículos e cargas com mais segurança? Já houve algum problema de roubo ou contratempo jurídico com algum veículo da empresa? Conte um pouco de suas experiências nos comentários!

CTA-Diminuindo-crises-e-vendendo-mais-Manual-completo-do-gestor-de-frotas

3 respostas

Trackbacks/Pingbacks

  1. Gestão da Cadeia de Suprimentos: Entenda como Funciona
  2. Como escolher o DVR Veicular ideal para a sua frota de caminhões - Busvision
  3. 10 Perguntas Frequentes sobre DVR Veicular e Câmera de Monitoramento para Caminhões - Busvision

Envie um comentário