5 Benefícios do Monitoramento Embarcado em Transporte Público

5 Benefícios do Monitoramento Embarcado em Transporte Público

5 Benefícios do Monitoramento Embarcado em Transporte Público

 

No segmento de transporte de passageiros, os frequentes assaltos, os vandalismos e a evasão de receitas comprometem o caixa e as operações das empresas. A responsabilidade de elaborar controles eficientes para reduzir esses problemas é, em grande parte, do gestor de frotas e ele costuma ser duramente cobrado nessas situações.

Mas como gerenciar com eficiência dezenas de veículos e centenas de funcionários que atuam longe de seus olhos, reduzindo custos e melhorando a eficiência do serviço prestado? A resposta pode ser mais simples do que parece: a implantação de um sistema de câmeras de monitoramento embarcado é o primeiro e decisivo passo para enfrentar esses problemas.

“Mas eu preciso reduzir custos, e não aumentá-los!”

Ao contrário do que pensam muitos gestores, reduzir custos não é o mesmo que cortar investimentos. Um gestor eficaz sabe que reduzir custos é direcionar investimentos de forma inteligente, evitando tudo aquilo que compromete o lucro de sua empresa. É preciso investir para dar mais eficiência aos processos, obtendo ganho de performance e aumento na força competitiva. E é justamente neste contexto que entra o monitoramento embarcado.

Para avaliar a efetividade do investimento, é importante ter em mente o quanto a empresa perde anualmente com desvio de receita em alguns casos de funcionários mal intencionados, assaltos, etc.

Caso queira ler mais sobre o assunto, acesse nosso artigo: quanto as perdas com frotas podem custar para a sua empresa.

“E no caso específico do transporte público?”

Quanto se perde anualmente deixando passageiros entrar sem pagar ou com desvio de valores por parte de colaboradores? Ou ainda, se seu motorista se envolve em um acidente fatal, os custos com indenizações são altíssimos e podem impactar o patrimônio da empresa (mesmo com a assinatura de apólices especiais).

Ebook gratuito 10 problemas que fazem sua empresa de ônibus perder dinheiro (e como evitá-los) Baixe agora!

CTA_E-BOOK_10-problemas-que-fazem-sua-empresa-de-onibus-perder-dinheiro

Todos estes pontos são “perdas silenciosas”, que não costumam ser percebidas (muito menos solucionadas) pelos gestores, e causam um grande impacto na receita do negócio.

“Quais as vantagens do monitoramento embarcado em transporte público?”

  • Redução de assaltos: a câmera não impede, mas inibe a ação de criminosos, além de ser muito importante no mapeamento das ocorrências e identificação das linhas com maiores problemas.
  • Controle de evasão de receitas: monitora também colaboradores mal intencionados, que desviam parte do faturamento diário.
  • Melhoria no nível de serviço: Um sistema de monitoramento embarcado incentiva os motoristas e demais colaboradores a se tornarem mais vigilantes com alguns deveres, como andar com as portas fechadas, parar nos pontos corretos, etc.
  • Possibilidade de defesa em caso de acidentes: se um acidente fatal foi causado por um terceiro, isso pode ser mais facilmente apurado por meio de câmeras externas, evitando prejuízos com indenizações (veja nosso artigo sobre acidentes e como a sua empresa pode perder com eles).

“O investimento em monitoramento embarcado é alto?”

Como vimos aqui, gerenciar uma frota com dezenas de veículos e funcionários e não ter qualquer acompanhamento da operação é extremamente custoso para a sua empresa. É claro que a instalação de um sistema de monitoramento embarcado requer um investimento maior no início, influenciado principalmente pelo tamanho da frota, mas a médio e longo prazo, esse investimento tende a se pagar e ajudar a empresa a ter um controle muito mais efetivo de sua operação.

Guia-do-Gestor-de-Operacoes-CTA

Ficou com alguma dúvida? Deixe aqui nos comentários que teremos o maior prazer de respondê-la!

1 resposta

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tendências no setor de fretamento que afetarão frotas de ônibus

Envie um comentário